• Carregando...

Na mesma entrevista em que anunciava a saída de Antonio Donato da Secretaria de Governo, o prefeito Fernando Haddad afirmou que Mauro Ricardo, secretário de Finanças de Gilberto Kassab (PSD), será chamado para depor na Controladoria-Geral do Município no caso da fraude no Imposto sobre Serviços (ISS). Ele deverá, segundo a Prefeitura, "prestar esclarecimentos sobre seu grau de conhecimento da atuação do grupo e a relação que mantinha com praticamente toda a estrutura de seu gabinete envolvida".

O ex-secretário reagiu ontem e atacou a atual administração municipal. Em nota, Mauro Ricardo disse que, "segundo gravação de conversa" dos envolvidos no caso, "as fraudes começaram em 2002, época em que o atual prefeito Haddad era o secretário de Finanças substituto e chefe de gabinete" da secretaria.

"Tenho certeza que, assim como eu, ele (Haddad) não tinha conhecimento das irregularidades praticadas", disse. Segundo sua assessoria de imprensa, ele ainda não recebeu nenhum convite nem convocação da Prefeitura para prestar esclarecimentos.

A reportagem revelou que Mauro Ricardo recomendou o arquivamento da denúncia anônima contra a quadrilha, no dia 28 de dezembro do ano passado. A denúncia dizia que "a emissão do certificado de quitação do ISS é controlada por um funcionário, o carioca Luis Alexandre (Camargo Magalhães), o qual - segundo ele mesmo -, por ordem de seus superiores Carlos di Lallo, (Eduardo Horle) Barcellos e Ronilson (Bezerra Rodrigues), somente pode ser emitido mediante o pagamento de propina". A carta foi recebida em 22 de novembro de 2012 e tem autoria atribuída a "construtores que respeitam as leis".

Mauro Ricardo foi secretário de Finanças na gestão José Serra (PSDB) e secretário de Estado da Fazenda de Serra. Atualmente, é secretário da Fazenda de Salvador. Pelo menos três investigados no atual esquema de fraude mantinham cargos de confiança na pasta de Finanças. Rodrigues era subsecretário da Receita, Barcellos era diretor do Departamento de Arrecadação e Cobrança e Paula Sayuri Nagamati era chefe de gabinete. Todos também ocuparam cargos de confiança na atual administração petista.

Em gravação que faz parte das investigações do Ministério Público à qual o Estado teve acesso, Rodrigues não demonstra proximidade com Mauro Ricardo. Em uma conversa com outros integrantes da quadrilha do ISS, Rodrigues afirma ter sido exonerado por Mauro Ricardo e que ele havia pego uma carta contra ele. "Eu fui exonerado no dia 20 dezembro pelo Mauro Ricardo porque eu faltei numa reunião dele", disse.

Ele afirma que faltou para ir à diplomação do prefeito Haddad. "Ele me pegou. Eu vomitei umas coisas para ele, ele vomitou para mim e disse: você está exonerado. Quando eu volto, ele diz: você vai pra SPTrans", afirmou. Em outra parte da conversa, Rodrigues alerta que não teve problemas com o secretário, mas depois afirma: "O Mauro Ricardo queria me f..."

Kassab e Serra. O ex-prefeito Kassab não comentou a investigação. Anteriormente, ele saiu em defesa de Mauro Ricardo dizendo ser "pessoa correta, honesta, íntegra, eficiente. Ele é vítima da ação dessa quadrilha". No dia 8, José Serra (PSDB) também fez a defesa do aliado político. "Imagina. É um homem público brasileiro de alta qualidade, íntegro."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]