• Carregando...
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente | Ueslei Marcelino/Reuters
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente| Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
  • Joaquim Barbosa, ministro
  • Fernando Haddad, ex-ministro da Educação

A equipe médica que trata o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto acima) decidiu adiar para a próxima semana os exames que irão avaliar se houve remissão completa do câncer na laringe. Inicialmente, a avaliação estava marcada para hoje, no Hospital Sírio-Libanês, mas os médicos preferiram dar mais uma semana para Lula se recuperar completamente da inflamação na garganta. Para avaliar o resultado do tratamento, Lula deve ser submetido a pelo menos dois exames: a laringoscopia, que é considerada fundamental para o diagnóstico, e um exame de imagem, que pode ser a tomografia ou a ressonância magnética. O resultado dos exames sai no mesmo dia. A expectativa é de que se confirme o desaparecimento do tumor. Lula vem se recuperando de uma pneumonia que o deixou internado por uma semana neste mês.

Aliás...

A recuperação total de Lula é aguardada com ansiedade por aliados, que esperam as orientações do petista para prosseguir entendimentos eleitorais. No Planalto, também há a esperança de que Lula melhore em breve, para poder ajudar a presidente Dilma Rousseff a superar a crise que vive com os integrantes da base.

A jato

A ação do PPS que questiona a restrição do uso do microblog Twitter durante o período de pré-campanha eleitoral será apreciada diretamente pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi do ministro Joaquim Barbosa (foto 1), relator do caso. Na ação, ajuizada na última terça-feira, o PPS questiona a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que entendeu que os pré-candidatos não podem usar suas contas no Twitter para pedir votos ou para se autopromoverem para seus seguidores no período pré-eleitoral.

Urna violada

A equipe formada por servidores e estudantes da Universidade de Brasília (UnB) conseguiu violar um dos dispositivos de segurança da urna eletrônica. O grupo, que participava do teste público da máquina promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), descobriu em qual sequência os votos foram digitados na urna. Técnicos do TSE, no entanto, garantem que isso não ameaça o sigilo da votação. De qualquer maneira, eles começaram a trabalhar para superar essa fragilidade do sistema.

PMDB é contra 1

A bancada do PMDB na Assembleia Legislativa fechou questão contra a antecipação para julho da eleição para a Mesa Executiva da Casa, que será empossada em fevereiro. O líder do partido, deputado Caíto Quintana, diz que antecipação criaria um problema. "A As­­­sembleia teria dois presidentes por oito meses", justifica.

PMDB é contra 2

Esse, porém, não parece ser um problema que esteja na previsão do atual presidente da Casa, o deputado Valdir Rossoni (PSDB). O tucano nega, mas em conversas reservadas já admitiu a intenção de antecipar a eleição da Mesa para tentar ser reeleito.

Pinga-fogo

"Ele [Lula] é uma pessoa que sente o faro e muda. Quando ninguém acreditava que a presidente Dilma pudesse se viabilizar eleitoralmente, e nós inclusive no governo pensávamos assim, ele dizia que ela ia cair no gosto popular."

Fernando Haddad (foto 2), ex-ministro da Educação e aposta de Lula para a eleição municipal de São Paulo.

Colaborou: Sandro Moser.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]