• Carregando...

Deputados destacaram ontem, em discursos, o presidente nacional do partido, Miguel Arraes, morto no sábado. Para Reni Pereira (PSB), o dirigente teve uma biografia impecável e foi referencial de ética. "Que o legado dele possa auxiliar a restabelecer valores importantes para manter a democracia", disse. O deputado lembrou que Arraes negou-se a renunciar do cargo de governador apesar da pressão dos militares em 1964 para não trair o povo. José Domingos Scarpelini (PSB) apresentou voto de pesar.

Crise 1 – A crise no governo dominou os discursos na sessão de ontem. O líder do PSDB na Assembléia, Ademar Traiano, manifestou na tribuna a preocupação com a crise envolvendo o PT. Segundo ele, os outros partidos sofrem os reflexos porque estão sendo colocados numa "vala comum" pela população e enfraquecendo a democracia. Só a punição dos culpados poderia amenizar a situação.

Crise 2 – O presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, também destacou que a crise nacional está se agravando. Ele lembrou que foi expulso do PTB por não concordar com a decisão do partido de apoiar a candidatura de Lula. O presidente também declarou que assinaria um "cheque em branco" para o Roberto Jefferson (PTB). "E agora que a bomba estourou não adianta setores do PT querer atribuir a crise à elite e à oposição", disse.

Crise 3 – O presidente estadual do PMDB, Dobrandino da Silva, não gostou do pronunciamento do presidente da República sobre as denúncias envolvendo o governo e o PT. "O Lula não disse nada com nada e eu não sei onde esse desgaste vai chegar". O deputado disse estar preocupado com a possibilidade de cassação do petista e do vice e de uma eventual posse no Palácio do Planalto do presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP).

Normal – O segundo secretário da Assembléia Legislativa, Geraldo Cartário (PP) diz que recebeu com naturalidade o convite do governador Roberto Requião (PMDB) para entrar no partido. Além de cabo-eleitoral do governador, o deputado garante que sempre foi também eleitor número um do peemedebista. "Em todas as eleições votei para o Requião, mesmo quando estava no PFL", confessou.

Último prazo – Termina amanhã, na CCJ do Senado, o prazo para o encaminhamento de emendas ao projeto de lei do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) que altera a legislação eleitoral para reduzir os custos e dar maior transparência aos financiamentos das campanhas. Segundo Bornhausen, o projeto busca uma solução para impedir o que chamou de "repetição nauseante dos ilícitos graves" no sistema de financiamento de campanhas.

Financiamento – A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou uma proposta de financiamento de micro, pequenas e médias empresas que, progressivamente, poderá alcançar a US$ 6 bilhões, através do BNDES. O relator da matéria, Osmar Dias (PDT) afirmou que a iniciativa poderá resultar em milhares de empregos no país .

Plurianual – A equipe da prefeitura de Curitiba reuniu-se ontem com o vice-prefeito Luciano Ducci (PSB) para discutir os detalhes finais do Plano Plurianual. A proposta será encaminhada à Câmara de Vereadores até o fim de setembro. Segundo a prefeitura, no plano estão contempladas as propostas colhidas por Beto Richa durante as audiências públicas nos bairros.

Aniversário – O vereador de Curitiba Ney Leprevost (PP) lembra que a linha Inter-hospitais completou oito anos de existência no último dia 10. A data foi lembrada por Leprevost porque a linha foi criada a partir de um projeto apresentado por ele. A linha passa pelos hospitais Osvaldo Cruz, Cajuru, das Nações, de Clínicas, Evangélico, Militar, Nossa Senhora das Graças, Pequeno Príncipe e a Rodoferroviária.

Pinga-fogo

O deputado estadual Ratinho Júnior (PPS) é esperado hoje na Câmara Municipal para discutir a campanha em defesa do desarmamento com os vereadores favoráveis à lei.

* O deputado federal Abelardo Lupion (PFL) é o representante, no Paraná, da Frente Parlamentar pelo Direito à Legítima Defesa, movimento nacional que defende o direito do cidadão de ter uma arma de fogo.

* "Nossa frente apresentará dados reais à população para que ela forme o seu juízo de valor e possa decidir com a razão no referendo do desarmamento, que acontece no dia 23 de outubro", diz Lupion.

* As emendas para mudança do Código de Ética da Câmara Municipal de Curitiba serão discutidas em plenário na próxima semana.

* Os vereadores Celso Torquato (PSDB) e Valdenir Dias (PTB) entregam hoje os relatórios dos processos da Comissão de Ética de Roseli Isidoro (PT) contra Jonatas Pirkiel (PL) e de Roseli contra Fábio Camargo (PFL).

* O vereador Ney Leprevost (PL) fez um elogio ao deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) dizendo que é uma das mentes mais lúcidas hoje sobre as questões da crise política que vive o Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]