Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas Políticas

Expulsões

 |
 |

1 de 1

O número de servidores do governo federal expulsos por envolvimento em irregularidades bateu recorde em junho. Foram 98 funcionários, segundo a Controladoria-Geral da União, órgão que monitora esse tipo de ação. O primeiro semestre deste ano também registrou recorde para o período, com 328 expulsões. Desde janeiro de 2003, 3.297 agentes públicos foram expulsos. Entre os servidores demitidos por envolvimento com corrupção, a maioria, 1.751 saiu por usar o cargo para obter vantagens (32,2% do total). Outros 1.056 funcionários foram acusados de improbidade administrativa e 304 de receber propina.

* * * * *

Conversa afiada

Anibelli Neto, deputado estadual (PMDB).

Como tem sido ocupar o lugar que já foi do seu avô e do seu pai por décadas?

É uma responsabilidade muito grande e, ao mesmo tempo, um orgulho maior ainda quando ando o Paraná e as pessoas falam das boas ações que eles fizeram pelo estado, de sempre terem se mantido companheiros dos companheiros, mesmo nas dificuldades.

O senhor pede conselhos ao seu pai sobre o mandato parlamentar?

Sempre sonhei poder ser deputado. Então, algumas coisas eu já sei, outras busco a ajuda de colegas mais experientes do PMDB com quem tenho mais liberdade. Mas é claro que, em questões maiores, tenho a humildade de pedir orientação ao meu pai. Afinal, duas cabeças pensam melhor que uma. Qualquer dúvida, tenho a sorte e o privilégio de contar com ele.

Há alguma área específica que o senhor priorize no mandato?

Me forjei no movimento estudantil como presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE), por isso tenho uma luta especial em favor da educação. Também tenho uma formação na agricultura familiar e sou presidente da Comissão de Turismo. Mas sempre disse que, no começo, iria escutar mais do que falar. E, com o passar do tempo, poderei implantar os projetos que tenho para o estado.

* * * * *

Para pensar...

"Às vezes, o cidadão procura o vereador, se cadastra na recepção, aguarda para entrar na Câmara e não encontra o parlamentar. Isso gera um desgaste que poderia ser evitado com a instalação do painel. A pessoa vai poder ver antes de entrar se o parlamentar está no gabinete."

Jair Cézar (PSDB), vereador de Curitiba, defendendo a implantação de um painel na entrada da Câmara que mostra quais vereadores estão presentes.

O que fazer?

Os vereadores do PSDB de Curitiba devem se reunir com o governador Beto Richa amanhã. Em pauta dois assuntos: orientação sobre a postura que devem ter diante das denúncias envolvendo o presidente da Câmara, João Cláudio Derosso, e a discussão sobre o diretório municipal do PSDB, que está sob intervenção da executiva estadual, comandada por Richa.

Fora do ar

O site da Assembleia Legislativa está fora do ar há três dias. Mas não é por problemas técnicos. O que está sendo preparada é a reforma geral da página, que será "reinaugurada" nesta segunda-feira. Por enquanto, apenas o Portal da Transparência, com informações sobre licitações e presença dos deputados, entre outras, pode ser acessado em www.alep.pr.gov.br

* * * * *

Pinga-fogo

"Não cabe aos militares gostar ou não gostar de uma indicação da presidente da República. Temos que aprender a trabalhar para depois ver se vai dar certo ou não."

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República, afirmando que os militares não devem questionar a indicação do ex-chanceler Celso Amorim para ocupar o Ministério da Defesa, no lugar de Nelson Jobim.

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia e Karlos Kohlbach.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.