• Carregando...
Lauro Rodrigues no dia do seu casamento com Danielle em 1988. O casal tem três filhos |
Lauro Rodrigues no dia do seu casamento com Danielle em 1988. O casal tem três filhos| Foto:

Quem é ele

Nome: Lauro Rodrigues

Profissão: empresário

Currículo: formado em Administração pela PUCPR

Idade: 40 anos

Cidade natal: Curitiba

Estado civil: casado

Qualidade: trabalhador

Defeito: teimoso

Hobbies: sinuca e leitura

Ídolos políticos: Winston Churcill, Horácio Rodrigues e Enéas Faria

Lema: "Mais Trabalho, menos conversa"

O primeiro programa de televisão do candidato à prefeitura de Curitiba Lauro Rodrigues (PTdoB) vai ao ar amanhã com um pedido de desculpas à população, por seu desempenho no debate da Band TV há três semanas. Nervoso durante o programa, Rodrigues "travou", não conseguindo expor suas idéias políticas para os eleitores. "Deu branco", afirma o candidato, "nunca tinha falado para uma câmera antes, vou me desculpar".

Apesar do fiasco, as imagens de Lauro Rodrigues no debate fazem sucesso no Youtube, com mais de 240 mil acessos ao vídeo. Rodrigues diz agora estar pronto para transformar o episódio em uma oportunidade. Ele já tem inclusive um lema para campanha: "Mais trabalho e menos conversa".

Lauro Rodrigues conta que quando soube que haviam colocado o seu desempenho no Youtube, num primeiro momento ficou chateado. "Não sou um profissional de teatro, o meu negócio é estar com o povo", afirma o candidato, "mas vou resolver esse problema". Para ele, ser político não é só saber falar bem, pois há muitos que tem uma ótima lábia mas são corruptos. "Mas agora não tem jeito, teve o episódio do debate. Eu tenho que descascar esse pepino e temperar. Vou mostrar que tenho conteúdo."

Para superar o nervosismo diante das câmaras, Rodrigues está recebendo uma consultoria de amigos da área de artes cênicas. Filho mais velho do ex-presidente da Câmara de Curitiba e ex-deputado estadual Horácio Rodrigues, Lauro milita na política desde 1985. Foi o fundador da ala jovem do PL, em 1988, deixando o partido em 2002, quando houve a aproximação com o PT, do qual ele discordava. Em 2003, filiou-se ao PTdoB. Embora seja a primeira eleição que concorre, Lauro trabalhou também com o pai na Câmara Municipal, coordenando atividades de promoção da prática de direito e cidadania, entre 1983 e 1996, e na Assembléia Legislativa, entre 1997 e 1998. "Tenho sangue de político nas veias. Sei que é difícil se eleger na primeira candidatura, mas preciso começar a abrir caminho."

Segundo Lauro, o pai não queria que ele saísse candidato e mostrou as dificuldades de vencer a eleição neste ano, com a alta popularidade do prefeito. "Os políticos antigos não querem mudar a cidade", diz Horácio Rodrigues. "Na minha avaliação, Lauro é altamente capacitado e acho que com essa experiência ele só tem a ganhar. A cidade precisa ser administrada como se fosse uma sociedade anônima."

Campanha franciscana

O candidato afirma estar consciente das dificuldades da eleição, com os poucos recursos que tem. "Minha campanha é franciscana, de pés no chão e conversando com as pessoas". Segundo ele, este é o começo de sua carreira política. Questionado sobre o motivo que o levou a se candidatar, Lauro afirmou que acredita que "as pessoas comuns precisam ter mais espaço na política, para afastar os maus quadros". Para ele, é preciso resgatar a cidadania do cidadão comum, a fim de que ele participe das decisões tomadas pela administração pública. "Sou um cidadão comum que cansou de ficar de braços cruzados".

Casado com Danielle Rodrigues desde 1988 e com três filhos – a acadêmica de Direito Laurielle, e os secundaristas Jennifer e Lauro – ele avalia que chegou a hora de se tornar um homem público. Empresário do ramo eletroeletrônico, o candidato cursou Administração na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Lauro Rodrigues diz acreditar que Curitiba precisa ter um foco mais gerencial, com um melhor planejamento em longo prazo.

Leia amanhã o perfil de Mauricio Furtado (PV).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]