• Carregando...
O prefeito de Guarapuava, Ribas Carli (à direita), já carrega o filho Bernardo para os palanques de inaugurações na cidade e nos municípios da região para tentar manter a força política da família | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
O prefeito de Guarapuava, Ribas Carli (à direita), já carrega o filho Bernardo para os palanques de inaugurações na cidade e nos municípios da região para tentar manter a força política da família| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

Jovens

Mais parentes de políticos são pré-candidatos

Em Guarapuava, a moda é lançar candidaturas de parentes de políticos. Não que a prática seja exclusiva da cidade, mas a tendência ali é mais forte e generalizada. Bernardo Ribas Carli não deve ser o único novato, ostentando um sobrenome politicamente consagrado, a disputar as próximas eleições. César Augusto Silvestri Filho (PPS), filho do deputado federal César Silvestri, e Leonardo Mattos Leão (PMDB), irmão do deputado estadual Artagão Júnior, já apresentaram suas pré-candidaturas. O primeiro à Assembleia e o segundo à Câmara dos Deputados. Ambos têm 29 anos e nunca exerceram cargo eletivo. (KB)

Sem ideologia

Uma salada partidária

A preocupação com uma linha ideológica partidária não é o forte da família Carli. Assim como acontece com outros políticos, calcados na lógica personalista do sistema eleitoral brasileiro, a preocupação maior é com a força da legenda, com a possibilidade de comandá-la e com o poder que um nome conhecido exerce para atrair votos. Fernando pai já foi do PMDB, depois passou para o PDT e hoje está no PP. Em tese, o filho mais novo deveria se filiar no mesmo partido do pai. Mas escolheu o PSDB, que em Guarapuava é presidido por uma prima dele, a vereadora Maria José Ribas. Ainda na linha da desuniformidade partidária, o irmão de Bernardo, Luiz Fernando Ribas Carli Filho, era deputado pelo PSB e o tio, o deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho é filiado ao DEM. (KB)

Guarapuava - A família Carli já deu os primeiros passos na tentativa de reconquistar um naco de força política na Assembleia Legislativa do Paraná. Com a carreira de Luiz Fernando Ribas Carli Filho bruscamente interrompida pela ampla repercussão do envolvimento do ex-deputado estadual no acidente que matou dois jovens em Curitiba, em maio deste ano, o prefeito de Guarapuava, Luiz Fernando Ribas Carli, decidiu lançar mão de seu outro filho, Bernardo, para tentar uma vaga na vida pública. Em disputa, os 46 mil votos conquistados por Fernando Filho em 2006. Mais do que manter os eleitores ligados à família, a preocupação dos Carli seria com o rateio desse eleitorado entre os adversários políticos.

Bernardo não quis falar com a reportagem da Gazeta do Povo. Disse que não tinha nada para dizer. Apenas confirmou que é pré-candidato pelo PSDB a deputado estadual. "Sou", foi sua única declaração. Ele tem 23 anos, a mesma idade que Fernando Filho tinha quando se candidatou, em 2006. Trabalhou no gabinete do irmão, na Assembleia Legislativa. Lá deve ter acompanhado os bastidores da política e pode ter se interessado pela carreira. Começou a acompanhar o pai em visitas na periferia e, de um mês para cá, passou a marcar presença em eventos oficiais. Mesmo sem exercer nenhuma função pública, é anunciado na lista de autoridades. Participou de solenidades em cidades da Região Centro-Sul e, recentemente, até ajudou a ligar a iluminação da decoração de Natal de Guarapuava. Acompanhou a chegada do Papai Noel, posando para fotos segurando criancinhas. Nas comemorações do aniversário da cidade, durante a semana passada, entregou prêmios de competições esportivas.

A presença de Bernardo em um encontro político causou bate-boca há três semanas em Guarapuava. Num evento organizado em parceria entre PPS e PSDB para recepcionar o prefeito de Curitiba, Beto Richa, líderes locais dos dois partidos não se entenderam na definição de quem deveria comandar o cerimonial. Além disso, a família Carli queria incluir Bernardo na mesa de autoridades, com direito a palavra. Tudo porque, na condição de presidente municipal do PPS, César Augusto Silvestri Filho, primogênito do deputado federal César Silvestri, teria direito a destaque na solenidade. Para tentar pôr fim na discussão, o deputado estadual Valdir Rossoni, presidente estadual do PSDB, assumiu o cerimonial do evento, chamando pra si a decisão sobre quem poderia integrar a mesa de autoridades.

Rossoni não sabia da filiação de Bernardo no PSDB. Descobriu apenas quando chegou num evento em Guarapuava, há três semanas. "Não tem como saber de todo mundo que entra pro partido no Paraná inteiro", justifica. A pré-candidatura de Bernardo pode causar um racha dentro da prefeitura de Guarapuava. É que o vice-prefeito Jorge Luis Massaro já se diz candidato a deputado estadual pelo PSDB há muito tempo. "Estamos trabalhando o nome do Massaro há algum tempo já. Ele é o nosso pré-candidato", comenta Rossoni, que confessa estranhar a filiação de Bernardo no ninho tucano, uma vez que Fernando pai é do PP. O presidente do partido diz que não há veto ao nome de Bernardo, "até porque é a população que vai julgar se ele merece ser eleito", argumenta Rossoni, acrescentando que a pré-candidatura não teria sido ainda comunicada ao diretório estadual. Rossoni diz não acreditar que a filiação de Bernardo possa afetar negativamente a imagem do partido.

* * * * * * * *

Interatividade

A pré-candidatura de Bernardo Carli fica marcada pelas atitudes do irmão?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]