• Carregando...

A cerimônia era grande, com direito à presença de ministro. Numa manhã de mormaço em Guarapuava, centenas de pessoas se aglomeraram em frente ao palanque montado no meio do poeirão de uma ex-área de invasão – desde ontem, loteamento regularizado. No tablado, entre políticos de todas as classes, um ilustre desconhecido foi anunciado como autoridade. Era Bernardo Ribas Carli, filho do prefeito da cidade. Ou Bê, como é chamado pelos mais próximos.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, esteve em Guarapuava na sexta-feira para anunciar a doação, a 500 famílias, de um terreno que pertencia à União e que foi ocupado há mais de dez anos. O governo mu­­nicipal está viabilizando a regularização fundiária. O prefeito Luiz Fernando Ribas Carli aproveitou o evento para anunciar que pretende asfaltar todas as ruas do Paz e Bem. Levou o filho a tiracolo. A mais nova aposta política dos Carli mereceu até menção de Paulo Bernardo, que, durante o discurso, o chamou de xará. No melhor estilo "papagaio de pirata", Bernardo não saía das costas do pai em poses para fotos.

Apolo, deus da beleza, foi menos generoso com Bernardo. Fernando filho se portava e era tido como um galã. Mas Bernardo tem presença, braços fortes e sorriso fácil. Traços menos harmônicos – o nariz tem um pequeno calombo – e cabelos desalinhados. Mesma altura do pai. Seria mais espontâneo e popular que o irmão.

Formado em Administração, ajuda no gerenciamento de algumas empresas da família. Esteve sempre à sombra do irmão. Muitos na cidade nem sequer se lembravam da existência dele. Os holofotes sempre se voltaram para Fernando Filho. O mais novo dos Carli sempre foi mais introspectivo, não era de chamar a atenção. Fernando Filho ficava muito mais tempo em Curitiba do que em Guarapuava. Bernardo, ao contrário, era mais fácil de encontrar na cidade natal. Solteiro, é sempre visto dirigindo uma caminhonete Mitsubishi L200 preta.

Como o prefeito não quis dar entrevista, assim não foi possível saber quais os planos políticos para o filho confirmar a informação, que já virou lenda na cidade, de que, em sua primeira gestão como prefeito, Fernando pai teria dito numa rádio local que tinha tanta força política que seria capaz de eleger até um poste.

Thiago Córdoba, vereador do PPS, é opositor dos Carli na Câ­­mara de Guarapuava, mas destaca que tem um ótimo relacionamento com Bernardo. "Ele é muito gente boa", resume. Conta que conversou com o rapaz recentemente sobre a pré-candidatura e aconselhou Bernardo a desistir da empreitada. "Eu disse pra ele que isso é loucura, que o desgaste será muito grande. Mas ele me respondeu que sabe da dificuldade e que pretende tentar mesmo assim", relata.

O vereador conta que o Fer­­nando pai não conseguiu fazer um sucessor em seu grupo político, um nome forte, e se viu forçado a antecipar a entrada de Ber­­nardo na política. "O prefeito pode estar querendo mostrar força, provando que consegue eleger outro filho", analisa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]