• Carregando...
Laurita Vaz, ministra | Nelson Jr./ASICS/TSE
Laurita Vaz, ministra| Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE

Pinga-fogo

"Quando tinha 18 anos experimentei maconha e ficou por aí. E não recomendo que ninguém faça."

Aécio Neves (PSDB), pré-candidato à Presidência da República.

  • Aécio Neves (PSDB), pré-candidato à Presidência da República

A ministra Laurita Vaz (foto) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitou pedido do PSDB para impedir a reprodução na televisão e no rádio de trechos do programa partidário do PT que faziam alusão à tentativa de "volta ao passado", numa crítica indireta a gestões tucanas. Em menos de um mês, é a terceira liminar que a ministra concede aos tucanos na batalha jurídica que travam para barrar propagandas dos petistas. Na ação, o PSDB argumenta que a abordagem empregada no programa teve "propósitos eleitoreiros para alavancar a popularidade" de Dilma. Relatora da representação, Laurita Vaz afirmou que, mesmo que todo o programa não leve à conclusão de que foi usado para melhorar os índices de popularidade de Dilma, trechos da propaganda defendem de forma "dissimulada" a sua continuidade. A liminar impede que o PT reproduza essas passagens nas inserções a que o partido tem direito no dia 10 de junho.

Novo desembargador

O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Telmo Cherem, convocou sessão do pleno para a próxima segunda-feira para tratar do preenchimento da vaga de desembargador existente. A vaga deixada pela aposentadoria do desembargador Paulo Roberto Hapner será preenchida pelo critério de antiguidade.

CNBB e os gays

A CNBB deu anteontem novo sinal de boa vontade em relação aos direitos dos homossexuais. Presidente da instituição, D. Leonardo Steiner deu entrevista ao jornal O Globo afirmando que pessoas do mesmo sexo que decidiram viver juntas "necessitam de um amparo legal na sociedade". Embora a Igreja se posicione contra a equiparação da união homoafetiva ao casamento tradicional, o bispo disse que parte da crítica à decisão que obrigou os cartórios a celebrarem casamentos gays veio do fato de isso não ter sido discutido pelo Congresso Nacional. E repetiu que o Catecismo católico prega que os gays não devem ser discriminados.

Para depois

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Curitiba analisa na semana que vem proposta que muda a data de escolha do ouvidor da cidade. Pela proposta que está valendo hoje, o cargo deveria ser preenchido já neste semestre, sendo renovado depois a cada dois anos. Agora, a ideia é jogar tudo para o segundo semestre, depois da eleição de outubro, e manter assim para as próximas vezes. O cargo de ouvidor foi criado há dois anos, mas até hoje nunca foi feita eleição para escolher seu ocupante.

Mar de... água

O carpete em frente ao plenário do Senado ficou inundado ao final da manhã de ontem. Segundo a assessoria de imprensa da Casa, o vazamento ocorreu devido a um problema na válvula da tubulação do sistema de ar condicionado, localizado na galeria do plenário. Em nota, a Casa justifica que o problema demorou a ser notado, causando a inundação, porque "o dispositivo está localizado num setor normalmente fechado". O Senado informa, ainda, que a válvula danificada foi substituída ainda no início da tarde de ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]