• Carregando...

Os índios maxakali, da aldeia de Água Boa e Pradinho, no município de Santa Helena de Minas, no leste de Minas Gerais, ocupam, desde o dia 18 de agosto, duas fazendas e exigem a ampliação da Terra Indígena Maxakali.

Acampados em barracas, 200 índios, incluindo mulheres e crianças, pintados e munidos com flechas, bordunas e facões, ocupam as fazendas que estão, segundo eles, em território original maxakali, não anexado à área demarcada pela Funai.

Segundo o administrador regional da Funai MG/ES, Waldemar Krenak, o clima é de tensão na área e há ameaça de confronto armado entre os fazendeiros e os indíos.

A Terra Indígena Maxakali foi demarcada em 2000, mas os índios desde 2002 lutam pela revisão dos limites e ampliação de sua área. Na época da demarcação, terras devolutas não foram incorporadas ao território maxakali, mas entregues a ex-funcionários do SPI/Funai.

No início do ano, os maxakali denunciaram ao Ibama a extração ilegal de madeira na área reivindicada. Os índios alegam que a ocupação das fazendas foi provocada pela falta de uma ação efetiva do Ibama na área, que está sendo desmatada. Segundo os maxakali, a região desmatada faz parte da área reivindicada por eles.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]