• Carregando...
João do Suco | Andrezza Katriny/Divulgação
João do Suco| Foto: Andrezza Katriny/Divulgação
  • Fernando Collor de Mello, senador
  • Alvaro Dias, senador

O PSDB de Curitiba fechou questão ontem e João do Suco (foto ao lado) será o candidato oficial do partido na disputa pela presidência da Câmara Municipal. A direção da legenda se reuniu com 12 dos 13 vereadores – apenas Professor Galdino não compareceu. Com a decisão, os vereadores do partido que votarem em outro candidato podem ser punidos. Além disso, como o PSDB tem um terço da Câmara, a decisão enfraquece outras candidaturas de vereadores da base do prefeito Luciano Ducci (PSB). O presidente interino, Sabino Picolo (DEM), que era cotado como um dos possíveis candidatos da disputa, ontem dizia que ainda nem sabe se irá concorrer. O golpe final em outras candidaturas pode vir nos próximos dias, se Ducci e o governador Beto Richa falarem claramente que querem João do Suco eleito.

Para pensar...

"O prazo é curto, mas às vezes não é necessariamente melhor ter três ou quatro anos. Estou segura de que a implantação será feita no tempo previsto."

De Huguette Labelle, presidente do conselho de administração da Transparência Internacional sobre o prazo para a implantação da Lei de Acesso à Informação, prevista para entrar em vigor no dia 16 de maio.

Mais juízes

A Câmara dos Deputados aprovou ontem a criação de 11 varas trabalhistas para cidades do Paraná. Também foram criados 11 cargos de juízes e abertas vagas para 132 servidores efetivos e 11 comissionados para atender a essas novas varas. Na votação realizada ontem, os deputados aprovaram a criação de 44 varas trabalhistas e 62 cargos de juiz para todo o país.

Conselhos

O senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTB-AL, foto 1) enviou um recado para a presidente Dilma Rousseff, que vive um momento de conflito com a base aliada. Atribuindo o seu impeachment a desentendimentos com o Congresso, Collor alertou o Planalto a ampliar o diálogo com os parlamentares. "Digo isso com a experiência de quem, exercendo a Presidência da República, desconheceu a importância fundamental do Senado e da Câmara dos Deputados para o processo democrático e de governabilidade. O resultado desse afastamento meu do Legislativo brasileiro redundou no meu impeachment", disse o senador.

Itamaraty 1

O Tribunal de Contas da União (TCU) considerou inadequada a transparência e o controle dos gastos nos postos do Ministério de Relações Exteriores fora do país. Em auditoria sobre o funcionamento de 14 representações diplomáticas, o TCU encontrou falhas na comprovação de gastos; falta de formalização de contratos e prestações de contas de escritórios apresentadas fora do prazo.

Itamaraty 2

Além disso, os auditores do TCU também consideraram inadequado o tempo que o Itamaraty está levando para integrar os seus gastos no exterior ao sistema de pagamentos do governo federal (Siafi). O documento aponta que, no passo atual, o ministério levaria 18 anos para integrar todas as 219 representações diplomáticas ao sistema, que vale para a administração pública federal.

Pinga-fogo

"Cobra-se muito da Justiça e dos eleitores. Mas fala-se pouco que os partidos deveriam ter esse papel de garantir que os candidatos sejam os melhores possíveis."

Alvaro Dias (PR, foto 2), senador tucano, defendendo que o PSDB negue a legenda para que ex-presidente da Câmara de Curitiba João Cláudio Derosso dispute a eleição deste ano.

Colaborou: Rogerio Waldrigues Galindo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]