• Carregando...

Mesmo após o acidente que resultou na morte da cantora Cinthia de Cássia do Rosário (28), a festa de carnaval continuará em Vila dos Cabanos, no município de Barcarena (PA), a 35 km da capital paraense.

A decisão foi tomada após reunião, na tarde deste domingo (18), entre o secretário de cultura de Barcarena (PA), Borgônio Cassiano Neto, e os organizadores de blocos carnavalescos.

Walmir Filho, responsável pelo trio Pirata, do qual Cinthia caiu, afirmou ao G1 que a morte da cantora foi uma "fatalidade". Segundo ele, a prefeitura local não se omitiu e prestará assistência à família da vítima.

O G1 tentou contato com o secretário de cultura, mas o celular estava na caixa postal. Na tarde deste domingo, a família chegou a informar que poderia processar os organizadores porque não havia segurança para a realização dos desfiles.

A festa em Vila dos Cabanos já é tradicional. Todos os anos, trios elétricos dão a volta na praça e reúnem foliões de municípios vizinhos. A cada ano, o tamanho dos trios aumenta, mas a estrutura na cidade não acompanha essa evolução. Com isso, quando o trio passa nos cruzamentos das ruas, alguém é encarregado de levantar os fios de telefone e eletricidade nos postes. De acordo com Henrique Spies, que viu o acidente, na segunda volta do trio Pirata, do bloco Xaveco, o fio ficou preso na frente do trio elétrico. "Quando forçou demais quebrou e foi com tudo na direção da cantora, atinginda nas costas. Na hora, a Cinthia caiu. Ficou aquele tumulto", disse Spies.

Apesar do acidente, segundo Walmir Filho, na segunda-feira (19) a festa continuará na Vila dos Cabanos. Neste domingo, a folia ocorreu em outro local, não por causa do acidente, segundo o organizador, mas devido à programação. No entanto, o percurso de 150 metros dos trios será alterado para não passar pelo local do acidente e será reduzido para 80 metros. "Não tem mais perigo, está seguro. O único ponto crítico era esse."

O organizador informou ainda que até o fim do carnaval haverá homenagens para a cantora.

Tragédia

Cinthia de Cássia do Rosário, vocalista da banda Doce Desejo, caiu de cima de um trio elétrico durante um show por volta das 23h do sábado (17). Ela foi levada às pressas para Belém e morreu na manhã deste domingo (18) no Hospital Metropolitano. O outro vocalista da banda, marido de Cinthia, também caiu, mas teve ferimentos leves. A cantora já chegou com quadro de TCE (Traumatismo Craniano Encefálico) ao hospital.

Segundo Ricardo Paixão, coordenador do bloco Xaveco, um acidente parecido, mas em menores proporções, já havia ocorrido na noite de sábado. "Em um bloco anterior, os dançarinos caíram com os fios que atingiram o trio, mas não chegaram a despencar. Esqueceram de contar isso para a gente para que tivéssemos mais cuidado", afirmou.

Paixão viu de perto o acidente e, por pouco, também não foi uma das vítimas. "Eu estava do lado. Quando percebi o que estava acontecendo, ela [Cinthia] já estava gritando e caindo. Muita gente bateu no parapeito do trio, que quebrou. Como estava perto, ainda tentei puxá-la, mas não deu tempo. Foi tudo muito rápido", lamentou.

Polícia

Organizadores dos blocos estão na delegacia de Barcarenas prestando depoimento sobre o acidente. A previsão é de que os depoimentos terminem por volta das 21h (horário de Brasília).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]