• Carregando...
 | Pedro Serápio / Gazeta do Povo
| Foto: Pedro Serápio / Gazeta do Povo

Dilma Rousseff ainda não ganhou a eleição. Mas o PT parece estar confiante da vitória. Tanto é que já está organizando uma festa para a noite de domingo em Brasília. Vários políticos estão sendo convidados para chegar à capital no fim da tarde. Em princípio, os convidados dizem que foram chamados apenas para "seguir a apuração" ao lado de Dilma e do presidente Lula. Mas é claro que, dependendo do resultado, já estarão todos lá para soltar os devidos fogos de artifício. Entre os paranaenses que deverão ir à festa contam-se o governador Orlando Pessuti (PMDB) e vários petistas, como o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a senador eleita Gleisi Hoffmann (foto), o presidente estadual do partido, Ênio Verri, e o presidente do lado brasileiro de Itaipu Binacional, Jorge Samek. Se Dilma for realmente a vencedora, todos aproveitarão para fazer um agrado à nova mandatária na Nação.

Em alta - STF

Depois de um longo impasse, o Supremo Tribunal Federal conseguiu chegar a uma conclusão sobre a Lei da Ficha Limpa, usando como base o caso de Jader Barbalho. A lei entrou definitivamente em vigência e ficaram para trás as incertezas jurídicas sobre o tema. E Jader, claro, ficou sem o mandato de senador no Pará.

Em baixa - Programas de governo

Tanto Dilma Rousseff quanto José Serra deixaram para o último minuto do segundo tempo a divulgação de seus programas de governo. No caso de Dilma, houve mudanças substanciais para "amenizar" propostas polêmicas apresentadas inicialmente. No de Serra, só ontem foi fechado um programa: o candidato só havia levado dois discursos à Justiça Eleitoral.

200.392 mil...

... eleitores registrados nas embaixadas e consulados brasileiros estão aptos a votar nas eleições presidenciais de domingo em 154 cidades espalhadas pelos cinco continentes, para as quais a Justiça Eleitoral enviou 579 urnas eletrônicas. Como no Brasil, os resultados serão conhecidos logo depois do encerramento da votação.

Com Dilma 1

O material divulgado na edição de outubro do jornal do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP – Sindicato) causou insatisfação em alguns professores. O conteúdo é amplamente favorável à campanha de Dilma Rousseff (PT), com quadros comparativos entre os governos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o de Luiz Inácio Lula da Silva.

Com Dilma 2

Para a presidente do APP, Marlei Fernandes de Carvalho, o material não fere o estatuto do sindicato e a decisão foi tomada em assembleia, por maioria absoluta. "O estatuto prega que devemos ser plurais em se tratando de política eleitoral, mas também temos um Conselho, que é deliberativo, e foi decidido em assembleia por maioria absoluta o apoio a Dilma", afirma.

No Twitter

O TSE determinou ontem o primeiro direito de resposta no Twitter. O condenado foi o deputado estadual paulista, Rui Falcão (PT). Ele publicou duas mensagens dizendo que, em telefonemas "a turma do Serra" poderia estar capturando o nome do eleitor "para usar criminosamente". O tribunal determinou que o deputado publique a resposta, a ser enviado pelo PSDB.

Pinga-fogo

"Na eleição da mesa da Assembleia saberemos se nossa coligação é vertebrada ou não."

Roberto Requião, no Twitter, afirmando que o PMDB, por ter a maior bancada, deveria ter direito a eleger o presidente da Assembleia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]