• Carregando...
Os velhos partidos, segundo FHC, “se embrulham em manobras para obter ministérios e tratam de se desviar de acusações que os alcancem na Lava Jato” | Valter Campanato/ABR
Os velhos partidos, segundo FHC, “se embrulham em manobras para obter ministérios e tratam de se desviar de acusações que os alcancem na Lava Jato”| Foto: Valter Campanato/ABR

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), elogiou nesta quarta-feira (23) a criação dos dois mais novos partidos políticos do país, o NOVO e a Rede Sustentabilidade -respectivamente a 33ª e a 34ª legenda do Brasil. “Por fim o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] aprovou dois partidos que merecem o qualificativo ‘partido’“, começa a postagem, que afirma que as novas siglas trazem mensagens próprias e não se consolidaram usando a máquina governamental.

Na publicação, o peessedebista aproveitou para criticar os velhos partidos, que segundo ele “se embrulham em manobras para obter ministérios e tratam de se desviar de acusações que os alcancem na Lava Jato”.

O Partido NOVO teve sua criação aprovada pelo TSE no último dia 15 e é formado principalmente por profissionais do setor privado, sem experiência na política, e identificados com ideias liberais.  Em entrevista à Folha de S.Paulo, o economista carioca João Dionísio Amoedo, presidente da legenda, afirmou que a desilusão com a política pode ajudar o partido a crescer.

Já a Rede, que obteve o aval do TSE nesta terça (22) é um projeto político da ex-senadora Marina Silva e tem como bandeira a sustentabilidade. Em 2013, o partido teve uma tentativa frustrada de criação, já que não atingiu o número de assinaturas de apoio exigido pela legislação -487 mil. Desta vez, para conseguir a aprovação do, obteve mais de 498 mil delas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]