• Carregando...

Pinga-fogo

"Se a gente começa a colocar na cabeça ‘eu sou imprescindível, eu sou insubstituível’, começa a nascer um pequeno ditador."

Do presidente Lula, sobre a tese, quase esquecida, do terceiro mandato.

Uma nova decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski para o caso envolvendo o afastamento do conselheiro Maurício Requião (foto) do Tribunal de Contas (TC) foi publicada na sexta-feira. Na decisão, Lewandowski negou um recurso impetrado pelo procurador do estado Manoel Caetano Ferreira Filho, que representa o TC e o governo do Paraná na ação. Mas a nova decisão não altera em nada a situação do conselheiro porque se refere à questão processual da primeira liminar que afastou Maurício do cargo. Essa liminar, inclusive, já perdeu a validade. "Não tem novidade nenhuma; a representação é antiga e está arquivada. Não tem nada a ver com a última decisão que tirou o Maurício do cargo", disse Manoel Caetano.

* * * * * *

A pergunta

O PT paranaense realmente acredita que o governador Roberto Requião vai apoiar a candidatura da petista Dilma Rousseff em 2010?

O governador dá sinais de que não pretende estar no palanque do PT na eleição do ano que vem. Ontem, ele se reuniu em Curitiba com dirigentes do partido contrários ao pré-acordo de apoio à candidatura da ministra fechado pelas cúpulas do PMDB e do PT, em outubro. Na quinta-feira, se encontrou no Palácio das Araucárias com o presidenciável tucano José Serra, com quem faz questão de mostrar proximidade.

* * * * * *

Dupla função

Tucanos ligados ao prefeito Beto Richa (PMDB) garantem que a presença do líder do governo na Assembleia, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB, foto), serviu não só para sinalizar para os peemedebistas que a aliança entre os dois partidos é possível, como também para dar uma demonstração de força política ao governador José Serra. O encontro mostrou que o pré-candidato a presidente tem um grupo de apoio forte no Paraná.

* * * * * *

Parlamentares do ano 1

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e a deputada federal Manuela D'Ávilla (PCdoB-RS) foram eleitos os parlamentares do ano na edição 2009 do Prêmio Congresso em Foco. O paranaense Alvaro Dias (PSDB) ficou terceiro lugar na lista dos senadores do ano. Alvaro foi o vencedor da categoria por duas vezes (2006 e 2008). O segundo colocado na categoria foi Arthur Virgílio (PSDB-MA), que ficou com uma diferença de menos de mil votos para Cristovam Buarque.

Parlamentares do ano 2

Na categoria "Deputado do Ano", outro tucano paranaense ficou em terceiro lugar: Gustavo Fruet. A capixaba Rita Camata (PSDB-ES) ficou com a segunda colocação na disputa. Os parlamentares foram escolhidos pelos internautas, que votaram no site do Congresso em Foco, especializado em acompanhar o Legislativo.

Prevenção

A Assembleia Legislativa promove amanhã, às 11 horas, evento para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado na próxima sexta-feira. A proposição, do presidente da Comissão de Saúde, Ney Leprevost (PP), pretende divulgar o tratamento e a prevenção da doença. A médica Mara Albinei Dudeque Pianovski fará palestra sobre o diagnóstico precoce da enfermidade e o fundador da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia, Dionísio Stefani, será homenageado.

Vaias

O senador José Sarney (PMDB-AP), o ex-presidente Fernando Henrique e o ex-ministro Jarbas Passarinho foram vaiados no Festival de Cinema de Brasília. Os três aparecem em depoimentos no filme Perdão, Mister Fiel, de Jorge de Oliveira e Pedro Zoca. O filme trata da prisão e tortura do operário Manoel Fiel Filho nos porões do DOI-Codi, em setembro de 1976.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]