• Carregando...
Luciano Ducci, ex-prefeito | Leandro Taques/ Gazeta do Povo/ Arquivo
Luciano Ducci, ex-prefeito| Foto: Leandro Taques/ Gazeta do Povo/ Arquivo

Pinga-fogo

"Competência, probidade e aptidão para a gestão administrativa são valores expulsos."

Alvaro Dias,  senador (PSDB-PR), comentando a escolha dos ministros de Dilma Rousseff.

  • Alvaro Dias, senador

Apesar de todo o esforço feito pelo governador Beto Richa (PSDB) e por sua assessoria política, não foi possível agradar a todos os partidos de sua imensa base aliada com os cargos do primeiro escalão. Exemplo importante é o PSB. Embora tenha eleito dois deputados federais e três estaduais, a legenda, que tem como principal expoente no estado o ex-prefeito de Curitiba Luciano Ducci (foto), não conseguiu espaço no secretariado de Richa. Provavelmente terá de se contentar com cargos de menor importância, no segundo escalão. Quem conhece Ducci diz que ele não se importou, mas outros membros do partido teriam ficado irritados. Richa foi apoiado na campanha de reeleição por nada menos do que 17 partidos. Curiosamente, é o mesmo número de secretarias do governo depois da reforma promovida no fim de ano.

Pedindo para sair 1

O ex-vice-presidente do Banco Rural Vinícius Samarane, condenado a 8 anos e 9 meses de prisão no julgamento do mensalão, enviou na última terça-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de progressão para deixar o regime fechado de prisão e migrar para o semiaberto. De acordo com o pedido, no último dia 19 a Justiça atestou que Samarane, por ter estudado e lido livros na prisão, pôde abater 194 dias de sua pena. Somado isso ao tempo que efetivamente passou na prisão, ele já cumpriu um sexto de sua pena, o que é exigido para o pedido de progressão.

Pedindo para sair 2

Além disso, os advogados de Samarane anexaram documentos mostrando que ele tem bom comportamento na prisão e se dedica a diversas atividades, dando aulas para presos e atuando no setor de faxina geral. Caso o pedido de progressão seja atendido, a defesa ainda anexou uma proposta de emprego oferecida pela Piemont Parking S/A. O cargo é de gerente de estacionamento, com uma carga horária de 44 horas semanais e quatro salários mínimos de remuneração.

Três aninhos

Com a entrada do novo ano, o processo judicial que pretende extinguir as aposentadorias de ex-governadores do Paraná completará três anos em tramitação no Supremo Tribunal Federal, sem nenhuma solução. A ação foi movida pela Ordem dos Advogados do Brasil, que também questionou na mesma época as leis para pagamento de aposentadorias a governadores de outros estados. Nenhuma delas tem resposta até agora. A relatora da ação relativa ao Paraná é a ministra Rosa Weber.

A conta dos Sarney

O governo do Maranhão, no apagar das luzes da era Sarney, renovou 172 convênios com 77 municípios, num total de R$ 117,2 milhões. Segundo o governador eleito, Flávio Dino (PCdoB), foram privilegiadas prefeituras apoiadoras do grupo político do senador José Sarney (PMDB-AP), que deixará o governo após quase 50 anos. Os convênios foram renovados entre novembro e dezembro, e publicados no Diário Oficial em 11 de dezembro, um dia após a renúncia da governadora Roseana Sarney (PMDB), atribuída, em nota, a "recomendações médicas".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]