• Carregando...
 | Felipe Rosa
| Foto: Felipe Rosa

A bancada do PMDB na Assembleia Legislativa do Paraná deve anunciar hoje qual candidato vai apoiar na disputa pela Presidência da Casa, em fevereiro de 2015. Na última segunda-feira, os peemedebistas se reuniram com Ademar Traiano (PSDB), que teria garantido ao PMDB pelo menos o mesmo espaço que o partido já ocupa na Mesa Diretora: a primeira-vice-presidência e a segunda-secretaria. Ontem, os parlamentares se reuniriam com Ratinho Jr. (PSC, foto), que, além da primeira-secretaria, poderia oferecer ao partido acordos eleitorais para 2016 e 2018. Com a futura bancada de oito deputados dividida entre as duas candidaturas, vencerá a tese de quem obtiver a maioria de votos dentro da legenda. E quem descumprir no ano que vem a posição tomada hoje ficará no limbo, sem direito a participar de comissões, por exemplo.

Tentando voltar

Derrotado na tentativa de se reeleger deputado federal, André Zacharow (PMDB) vem tentando retomar o comando da Sociedade Evangélica Beneficente (SEB) – entidade que ele presidiu por 20 anos. Mantenedora da Faculdade Evangélica e do Hospital Evangélico, a SEB foi acusada de irregularidades em convênios firmados com o Ministério do Turismo em 2010, pois o objeto dos contratos não teria sido cumprido. A entidade sempre negou as acusações. Por ora, a atual direção da SEB vem procurando resistir às investidas de Zacharow.

Rei da cocada preta

Um dia depois de o deputado Plauto Miró (DEM) propor que a Assembleia Legislativa do Paraná conceda o título de cidadão benemérito ao juiz federal Sérgio Moro, o presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB), apresentou requerimento – que foi aprovado em plenário – solicitando à presidente Dilma Rousseff a indicação de Moro para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a saída de Joaquim Barbosa. "Todos sabem que ele nunca viria aqui na Assembleia. E, se viesse, perigava levar dois ou três deputados presos", ironizou um parlamentar.

Ponto facultativo

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), decretou ponto facultativo para os funcionários do Legislativo amanhã. É uma comemoração ao Dia da Consciência Negra e serve como um "desagravo" para a comunidade negra da cidade. É que os vereadores já no ano passado aprovaram uma lei que criaria um feriado para o 20 de novembro, mas a Associação Comercial do Paraná (ACP) entrou na Justiça contra o feriado e conseguiu derrubá-lo.

Coisa do passado

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) ficou irritada ontem, ao ser questionada sobre a carta de demissão que mandou à presidente Dilma Rousseff. Na carta em que comunicou que deixaria o Ministério da Cultura , Marta criticou duramente a política econômica do governo do PT. "Isso é página virada, você acha que vou ficar falando disso? Estou entrando no Senado para exercer meu mandato, não vou ficar falando dessas coisas", disse ela ao voltar ao Senado.

Contra a violência

A Câmara de Curitiba aprovou ontem um projeto de lei que tenta proteger as grávidas da cidade contra a chamada violência obstétrica. O projeto, do vereador Colpani (PSB), pretende divulgar as "regras" sobre o que não pode ser feito com grávidas e parturientes no país. Com isso, os hospitais e maternidades precisarão ter cartazes divulgando a Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal.

Pinga-fogo

A minha cabeça, o meu desejo é Brasília. Não fui convidado para nada, não trabalho com hipótese.

Valdir Rossoni, presidente do PSDB do Paraná, negando que tenha sido convidado pelo governador Beto Richa para comandar a Casa Civil a partir do ano que vem. Ele garante que assumirá normalmente o mandato de deputado federal.

Colaboraram Euclides Lucas Garcia e Rogerio Galindo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]