O deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), que já foi chefe de gabinete do governador Roberto Requião (PMDB) em 2003 e 2004, não tem parente empregado no governo estadual. No caso dele, a situação é inversa. Ele emprega o filho de Requião, Maurício, em seu gabinete na Câmara Federal. O filho do governador atua como advogado do gabinete de Rocha Loures em Brasília.
"O Maurício trabalha comigo e isso não incomoda. Para ele, que se criou e se formou em Brasília, e tem a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tirada na capital federal, é bem confortável. E é útil para mim. Quando cheguei a Brasília, não conhecia muita gente. E o Maurício eu conhecia", disse o deputado. Rocha Loures garantiu que não foi uma indicação nem um pedido do governador para que empregasse o filho.
Segundo o deputado, Maurício Requião atua nos tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por exemplo. "E também ajuda na parte jurídica de prefeitos que nos pedem ajuda. Ele os orienta em processos."
O parlamentar, embora empregue o filho do governador do estado, afirmou ser contra o nepotismo. "Essa questão está superada em muitos países. E foi superada com o concurso público. Para mim, todos os cargos de confiança deveriam ser substituídos por funcionários concursados. É uma onda modernizante. O critério tem de ser pelo mérito, não pela proximidade política. No futuro, teremos cada vez menos cargos de confiança. E a Constituição Federal defende isso." (CCL)



