• Carregando...
 | Rodolfo Bührer/arquivo Gazeta do Povo
| Foto: Rodolfo Bührer/arquivo Gazeta do Povo
 |

Pinga-fogo

José Cruz/ABr

"Vejo um avanço enorme na postura da Dilma. Finalmente tem alguém com jeitão de presidente."

Tasso Jereissati, ex-senador e ex-governador cearense, comparando os comportamentos da presidente Dilma Rousseff e do antecessor Luiz Inácio Lula da Silva

O Tribunal de Contas da União e a Controladoria-Geral da União serão convidados nos próximos dias para integrar a CPI dos Portos, aberta na Assembleia Legislativa para investigar a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina. A inclusão dos órgãos de fiscalização federal foram sugeridas por representantes da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF), que foram visitados ontem pelo presidente da CPI, deputado Douglas Fabrício (PPS, foto). O parlamentar buscou informações sobre a Operação Dallas, que investiga desvio de grãos e fraude em licitações na PF e no MPF. Os dois órgãos prometeram enviar documentos que não estejam com segredo de Justiça nos próximos dias ao político.

Medo dos italianos

O ex-presidente Lula (foto) cancelou sua ida à Itália prevista para o final do mês por temer manifestações políticas e populares de hostilidade devido à decisão contra a extradição do terrorista italiano Cesare Battisti. Considerado o maior cabo eleitoral da candidatura do brasileiro José Graziano da Silva à direção geral da FAO (órgão da ONU para agricultura e alimentação), Lula iria justamente na época da eleição. Graziano foi ministro de Segurança Alimentar e Combate à Fome de Lula. A viagem para Roma seria para um seminário sobre agricultura no dia 24 e para a eleição do novo diretor-geral da FAO.

Palocci

Dois dias depois da saída de Antonio Palocci da Casa Civil, no último dia 7, a Receita Federal enviou cópia de todas as declarações de imposto de renda da empresa Projeto, pertencente ao ex-ministro da Casa Civil, ao Ministério Público Federal no Distrito Federal. O procurador Paulo José Rocha Júnior abriu uma investigação preliminar para saber se o enriquecimento de Palocci pode ser decorrente de improbidade administrativa. A investigação está sob sigilo. De acordo como nota à imprensa divulgada ontem pelo MPF, cópia de contratos, comprovantes de prestação dos serviços e escrituração contábil da Projeto não foram entregues. Esses documentos podem esclarecer os clientes de Palocci e que tipo de serviço o ex-ministros prestou para multiplica por 20 seu patrimônio em apenas quatro anos.

Último dia

Hoje é o último dia das sabatinas da Comissão Especial da Assembleia com os candidatos à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas. Devem ser ouvidas 16 pessoas. Ao todo, a vaga tem 42 candidatos, mas cinco deles até agora não compareceram à sabatina e poderão enviar documentos que provem a qualificação para o cargo. O nome do escolhido será decidido pelos parlamentares em votação no plenário.

Demitida

A analista Adeildda Ferreira Leão dos Santos, acusada de violar o sigilo fiscal do vice-presidente executivo do PSDB, Eduardo Jorge, e de outros políticos tucanos, foi demitida dos quadros do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Com 20 anos de carreira e salário de R$ 1,2 mil, Adeildda estava afastada das funções desde setembro de 2010, quando a Receita e a Polícia Federal concluíram que ela acessou dados confidenciais de contribuintes na Agência do Fisco em Mauá, Grande São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]