• Carregando...
José Fogaça mantém PMDB no comando da capital gaúcha | Ricardo Giusti/Correio do Povo
José Fogaça mantém PMDB no comando da capital gaúcha| Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo

Porto Alegre - As urnas confirmaram as pesquisas e José Fogaça conseguiu se tornar o primeiro prefeito reeleito em Porto Alegre depois da redemocratização do país e o primeiro eleito pelo PMDB na capital gaúcha, com 470.696 votos (58,95% dos válidos). Em 2004, quando conquistou o primeiro mandato, Fogaça era filiado ao PPS.

O prefeito derrotou a petista Maria do Rosário, que teve 327.799 votos (41,05%). A vitória peemedebista na capital soma-se às outras 143 somadas pelo partido no primeiro turno, entre as quais os importantes colégios eleitorais de Caxias do Sul e Santa Maria.

Pouco antes das 20 horas, Fogaça discursou para os militantes que festejavam a vitória diante do comitê de campanha, na avenida João Pessoa, afirmando que o projeto político que venceu é o que implantou na cidade um ciclo de mudanças. Em seu momento mais feliz, aos 61 anos, chamou o senador Pedro Simon (PMDB) de "mentiroso" por tê-lo convencido a concorrer a deputado estadual em 1978, com a missão de ficar apenas um mandato, ajudando a criar condições políticas para a redemocratização. Fogaça se elegeu naquele ano e não conseguiu mais largar a política. Tornou-se deputado federal em 1982, senador em 1986 e 1994 e prefeito em 2004.

O apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu votos nos últimos três dias de campanha, e da deputada federal Manuela D’Ávila, que participou de um ato no sábado, e o tom mais agressivo que usou nos últimos debates não foram suficientes para Maria do Rosário reverter a desvantagem indicada pelas pesquisas. Ao reconhecer a derrota, desejou um "bom governo" ao vencedor e prometeu estar ao lado dele, como deputada federal, defendendo os interesses da cidade.

Maria do Rosário disse que se considera vencedora porque conseguiu atingir uma das duas metas que tinha na campanha, que era de mostrar que os ideais de democracia e de pluralismo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]