• Carregando...

Com o que lhes resta de juízo, os tucanos concluíram que a disputa interna pela candidatura presidencial deixou o partido a poucos metros da curva Tamburello. E que somente uma inflexão radical poderá salvá-los do desastre em outubro. Cubo mágico – Entendem os ajuizados que, para ter chance de dar certo, a manobra terá de acomodar os interesses aparentemente inconciliáveis dos dois protagonistas do drama do PSDB: José Serra e Geraldo Alckmin. Pré-requisito 1 – Aliados de Alckmin reconhecem que existe uma exigência a ser cumprida pelo governador se quiser mesmo disputar a Presidência: comprometer-se com uma emenda constitucional que ponha fim à reeleição já durante seu eventual mandato. Pré-requisito 2 – Só assim, avaliam os alckmistas, ele conseguiria costurar o apoio dos grão-tucanos que ficariam na fila para 2010, a começar por Serra. Até hoje, o governador tem se feito de surdo quando correligionários lhe pedem uma manifestação pelo fim do mecanismo reeleitoral.

Noite dos desesperados – De um tucano exaurido, sobre a definição que nunca chega: "Se bobear, o Big Brother Brasil acaba antes de sair o resultado do paredão do PSDB". Medalha de ouro – Possível candidato ao governo paulista, Orestes Quércia gosta de lembrar a seus interlocutores que tem o maior patrimônio individual de votos do PMDB (5,5 milhões na eleição perdida para o Senado, em 2002). Novo endereço – Delúbio Soares deixou o apartamento alugado em que vivia no bairro dos Jardins. O ex-tesoureiro do PT mudou-se para outro, de familiares, na Vila Buarque, centro da capital.Quero mais – Só o nome do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) como beneficiário do valerioduto não aplacará a fúria petista. No relatório alternativo ao de Osmar Serraglio (PMDB-PR) que o partido prepara na CPI dos Correios, vai sobrar para os governos tucanos de Minas e Goiás. Dente por dente – Se Lula entrar no relatório de Serraglio, o contra-ataque será carimbar Fernando Henrique Cardoso, apontando desvios de recursos públicos em contratos de Marcos Valério com estatais e órgãos do governo durante os mandatos do tucano. No bunker – Comandante dos governistas na CPI, Ideli Salvatti (SC) dá o tom: "Serraglio que não venha só com essa história de Azeredo". O texto alternativo e as emendas apresentadas pelo PT contam com a ajuda petistas graúdos do governo. Jogo jogado – João Paulo Cunha (PT-SP) procurou um a um os membros do Conselho de Ética antes que o relatório que pede sua cassação vá a voto. O ex-presidente da Câmara disse que o PT não pedirá vistas ao texto de Cezar Schirmer (PMDB-RS) para postergar a votação do processo. Malemolência – É deliberada a falta de empenho da deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) para concluir o processo contra José Janene (PP-PR) no Conselho de Ética. Primeira testemunha, o sócio da corretora Bonus Banval Enivaldo Quadrado será ouvido somente nesta semana. Os especialistas – Cinco parlamentares brasileiros ligados à área de segurança embarcaram neste fim de semana para Toronto, a convite do gverno canadense, sob pretexto de ajudar a apontar soluções para conter uma "onda de violência" na cidade.

TIROTEIO

* Do historiador Marco Antônio Villa sobre decisões recentes do Supremo Tribunal Federal:

– Com liminares para que acusados em CPIs possam mentir à vontade, ministro-candidato e proibição de quebras de sigilo de amigos do presidente, o STF está a cada dia mais parecido com um tapetão desportivo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]