• Carregando...
 |
| Foto:
  • Reforço -O TSE aprovou o envio de forças federais para mais nove municípios do Nordeste. As tropas federais vão reforçar a segurança em 253 municípios em 12 estados do país. O Pará é o estado com o maior número de municípios com previsão de envio de tropas federais durante as eleições, com 106 cidades atendidas, seguido pelo Piauí, onde as forças federais vão atuar em 53 municípios

Se a economia aproxima Dilma Rousseff (PT) de José Serra (PSDB), o interesse pela psicanálise une os dois a Marina Silva. Os três conhecem e apreciam o trabalho de Sigmund Freud – com as múltiplas associações que a psicanálise pode ter com a visão de mundo e o comportamento, com o trabalho, com preferências literárias e outras influências intelectuais. Dentre os três, Dilma é a que tem gosto literário e artístico mais fácil de identificar com a psicanálise. Além de Freud, ela leu também Jacques Lacan. Talvez mais emblemático, Dilma bebe diretamente da fonte que inspirou Freud a elaborar conceitos centrais da psicanálise, como o complexo de Édipo. Ela tem lido, relido e estudado o teatro grego em geral e em particular Sófocles, autor da trilogia sobre Édipo, o rei que mata o pai e se casa com a mãe.* * * * * *Número

200.392 brasileiros

A votação para presidente do Brasil teve início – e final – muito antes de os locais de votação serem abertos no país. Na Nova Zelândia, por exemplo, a votação está encerrada desde as duas horas da manh㠖 ou cinco da tarde, no horário de lá. O maior colégio eleitoral no exterior fica nos Estados Unidos, com 66.940 pessoas aptas a votar – sendo 21.076 na região de Nova York. E, para o governo brasileiro, o fato de ser imigrante ilegal não impede as pessoas de votarem. No total, existem 200.392 brasileiros em condições de votar no exterior, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do DF, responsável pelo processo eleitoral fora do Brasil.

Pró-governo

Um Congresso mais governista, com figuras exóticas e candidatos-celebridade, e uma renovação abaixo da média histórica. Essa é a expectativa de cientistas políticos e técnicos que acompanham o cotidiano do Parlamento e a campanha deste ano. A tendência, segundo as pesquisas, é que os atuais partidos que integram a base aliada do governo Lula cresçam, com PT e PMDB se consolidando como os dois maiores partidos na Câmara e no Senado. Enquanto a oposição, no conjunto, será menor.

De volta ao trabalho

Depois de quase 20 dias sem sessão na Assembleia Legislativa, os deputados estaduais devem voltar ao trabalho na segunda-feira. Desde o dia 15 de setembro a maioria dos parlamentares entraram em recesso para se dedicar à campanha de reeleição. De acordo com a assessoria da Assembleia, 26 deputados protocolaram pedidos de desconto em seus salários dos dias que não cumpriram expediente na Assembleia Legislativa. Eles deixarão de receber R$ 6.192,00 do vencimento, que atualmente é de R$ 12.384,00 mensalmente.

* * * * * *

"Estamos animadões. Nós conseguimos apresentar soluções reais para os problemas do Brasil. Soluções nunca antes ouvidas pelo povo brasileiro. Nunca houve essa possibilidade. A classe dominante não queria ouvir, mas nós conseguimos falar."

Plinio de Arruda Sampaio, candidato do PSol à Presidência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]