• Carregando...

O governo deve chegar a um total de 100 terras indígenas homologadas no atual mandato presidencial até o fim de 2006, estima o presidente da Fundação Nacional do Índio, Mércio Pereira Gomes.

- Até agora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já homologou 54 terras. Até o fim do ano, mais dez homologações devem ser assinadas - diz ele, que participou nesta semana da cerimônia do Kuarup realizada na aldeia Ipatse, dos Kuikuro, sul do Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso.

Mércio diz que, para que se complete totalmente o processo de reconhecimento das terras indígenas no Brasil, ainda faltam ao todo cerca de 160 territórios (100 em processo de demarcação e 60 ainda em fase de identificação). Ao final, o presidente da Funai estima que 12,5% do território nacional serão oficialmente considerados terra indígena.

- Nenhum país do mundo tem isso. Nenhum país na América Latina tem 95 anos de uma tradição indígenista republicana como nós. Mesmo o México, que tem 12 milhões de índios, só reconhece 5% de seu território como indígena - afirma, acrescentando que o Brasil tem hoje 440 mil índios, divididos entre 220 povos que falam 170 diferentes línguas.

O presidente da Funai avalia que essa quantidade de terras "não é pouca nem muita, o que há é um desequilíbrio". Ele lembra que 95% das terras indígenas homologadas, em termos de área, estão na Amazônia e diz que só deve ser demarcada mais uma terra com grande extensão, a de Trombetas-Mapuera, no Amazonas, com 3,97 milhões de hectares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]