• Carregando...

O diretor presidente da Agência de Fomento do Paraná S/A, Antônio Rycheta Arten, afirmou ontem que o governo estadual não tem a intenção, nem o poder legal, de acabar com o Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE). O projeto de lei apresentado pelo governo à Assembléia, explica o gestor, tem como objetivo flexibilizar o uso do fundo, criado em 1967 e engessado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, em 2000. "O projeto visa dar flexibilidade ao Poder Executivo, com a devida chancela legal, para a efetiva otimização da alocação de recursos públicos em projetos de interesse da sociedade paranaense", disse ele.

Longo prazo – O deputado estadual Durval Amaral (PFL), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia, declarou que a intenção do governo era extinguir o FDE. "O Executivo queria acabar com o fundo e sacar tudo." O diretor da Agência de Fomento – gestora do fundo – disse que isso seria "impossível". "Entre seus ativos e recebíveis de longo prazo, há operações com amortizações previstas até 2025", explicou Arten.

Viva – Os deputados estaduais do PDT saíram eufóricos da reunião que selou a candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo. "Vamos fazer uma grande festa na convenção do dia 30", disse o líder da bancada na Assembléia, Luiz Carlos Martins. Para ele, esta vai ser uma campanha eleitoral de muitos questionamentos, mas só quem tem muita credibilidade, como Osmar, poderá assumir esse papel de apontar erros e propor soluções.

Atento – O pré-candidato a deputado federal, Alfredo Kaefer (PSDB), de Cascavel, passou o dia em Curitiba aguardando definição do senador Osmar Dias (PDT). O tucano passou a tarde no diretório estadual, junto com o presidente estadual Valdir Rossoni aguardando um contato do senador para confirmar se é candidato. Kaefer foi o responsável pela visita de Geraldo Alckmin à Cascavel, na última sexta-feira. Além de organizar a programação foi buscar e levar o presidenciável a São Paulo.

Aposta – A aliança com o PPS deixou a direção do PFL curitibano otimista em relação à disputa pelo governo do estado. Na frente da sede do partido, uma faixa comemora a união das duas siglas para as eleições deste ano. O presidente pefelista da capital, vereador Fábio Camargo, aposta que Rubens Bueno tem todas as condições de reunir as oposições ao governador Requião em um eventual segundo turno.

Fôlego – O vereador Rui Hara acredita que, se o PSDB lançar candidato próprio ao governo, os candidatos do ninho tucano saem fortalecidos. "A tendência do partido agora é aumentar o número de deputados estaduais e federais eleitos", disse.

Pop – Depois de promover um jantar vip em Santa Felicidade, com convite a R$ 300, o PT está convidando os militantes para um jantar popular em uma churrascaria mais modesta, na antiga BR-116, no dia 29. O preço do convite ainda não foi anunciado.

Pangaré – O ex-secretário estadual dos Transportes e pré-candidato a um cargo na Assembléia Legislativa, Waldir Pugliesi (PMDB), disse que as eleições proporcional deste ano serão complicadas. "Há muitos candidatos espalhados por todo o estado. Estão dividindo os votos. E temos de disputar com cada pangaré, que só entra na corrida para atrapalhar."

Regras – O presidente do diretório municipal do PSDB em Curitiba, João Cláudio Derosso, está preparando uma cartilha educativa com as regras do que se pode e do que não se pode fazer durante o período de propaganda eleitoral. As informações serão repassadas para os candidatos tucanos da capital. Derosso prometeu ao vereador Rui Hara, pré-candidato a deputado estadual, o primeiro exemplar.

Cidadão – O médico Constantino Constantini vai receber título de Cidadão Honorário de Curitiba. A proposta, aprovada nesta semana pela Câmara Municipal, é de autoria do vereador Tico Kuzma (PPS).

Pinga-fogo

* Muitos secretários estão curiosos quanto ao direcionamento, neste período eleitoral, de três reuniões consideradas fundamentais pelo governador Roberto Requião (PMDB)

* São elas: Operação Mãos Limpas (toda segunda-feira), do secretariado (terça-feira) e para despacho com a Casa Civil (quarta-feira)

* Requião não abre mão desses encontros com os subordinados

* O empresário Rodrigo Rocha Loures (PMDB) enfrenta seu primeiro vestibular na política como pré-candidato a deputado federal na convenção do partido, amanhã

* Rocha Loures afirma contar com o apoio de 119 diretórios municipais do PMDB, além de 12 deputados estaduais e cinco pré-candidatos à Assembléia Legislativa

* O pré-candidato, que é presidente do Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD), já foi chefe de gabinete do governo Requião.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]