Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Feriadão

Gabinetes abertos, mas sem deputados

Às vésperas do carnaval, apenas 3 dos 54 parlamentares estaduais do Paraná foram encontrados ontem à tarde em seus gabinetes da Assembleia

Às vésperas do feriadão de carnaval, a maioria dos gabinetes dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Paraná estava aberta ontem, mas foi difícil encontrar algum deputado na Casa. Dos 54 parlamentares, apenas três foram localizados pela reportagem em seus gabinetes durante a tarde da quinta-feira: Stephanes Júnior (PMDB), Antônio Anibeli (PMDB) e Luiz Fernandes Litro (PSDB).

No gabinete dos ausentes, as justificativas mais ouvidas foram: "O deputado está visitando o interior"; "Ele foi para uma reunião na base eleitoral"; ou "Veio hoje pela manhã e agora à tarde voltou para a base". Alguns tinham feito as malas na noite de quarta-feira mesmo e seguiram para suas cidades, segundo funcionários dos gabinetes.

Em outros casos, os deputados continuavam em Curitiba, mas estavam em reuniões fora da Casa. Essa foi a situação do deputado Cleiton Kielse (PMDB), por exemplo. Segundo funcionários do escritório dele, Kielse estava em uma reunião na Sanepar com o prefeito de Rio Branco do Sul, na região metropolitana, a respeito do abastecimento de água no município.

Na sala de pelo menos três deputados – Dr. Batista (PMN), Neivo Beraldin (PDT) e Mauro Moraes (PSDB) – não foi possível nem ao menos saber onde estavam os parlamentares, já que os gabinetes estavam fechados no meio da tarde de ontem.

Semana de três dias

A prática dos parlamentares estaduais ficarem apenas de segunda-feira a quarta-feira em Curitiba é comum. É tão recorrente que a Mesa Executiva da Assembleia antecipou para a quarta-feira a sessão plenária da Casa que originalmente era realizada na quinta-feira pela manhã. Com isso, os deputados conseguiram mais um dia para ficar em suas bases eleitorais.

Neste mês, com o feriadão do carnaval, os parlamentares ganharam um tempo extra para visitarem as bases. Como a Casa deve paralisar os trabalhos na segunda-feira e só retomar as atividades na Quarta-Feira de Cinzas, os gabinetes e o serviço administrativo devem funcionar normalmente, mas não haverá sessão no plenário – quando é cobrada a presença dos deputados. As sessões só serão retomadas no dia 22. O tempo fora de Curitiba deve ser usado por muitos dos parlamentares para ganhar mais visibilidade e tentar reforçar as suas pré-campanhas para a eleição deste ano.

Interatividade

A visita dos deputados às suas bases políticas às vésperas de um feriadão pode ser interpretada como um trabalho?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.