• Carregando...
Pezão: duas vértebras do governador estão comprometidas pela doença. | Shana Reis/GERJ
Pezão: duas vértebras do governador estão comprometidas pela doença.| Foto: Shana Reis/GERJ

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), de anos 60, está com linfoma não-Hodgkin, um câncer ósseo. Pezão vai se licenciar por pelo menos 30 dias do cargo para fazer o tratamento. No período de licença de Pezão, o vice-governador Francisco Dornelles (PP), de 81 anos, assume o cargo.

A informação sobre o câncer de Pezão foi divulgada nesta quinta-feira (24) pelo médico Cláudio Domenico, que acompanha o governador. Com ele, estava o oncologista Daniel Tabak, que acompanhará o tratamento daqui pra frente.

“Tenho total confiança nos médicos que me tratam. Sempre procuro ver pelo lado bom. É uma oportunidade de nos encontrar com a família da gente. É uma maneira de cuidar melhor de mim para cuidar da população e dos servidores do Estado”, disse o governador. Pezão contou que tratará esse tratamento da “melhor forma e bem transparente”. “Vou encarar esse momento com muita determinação e firmeza. Sei que tem coisas piores na vida. Deus dá pra gente o fardo que podemos carregar”, disse.

O governador está internado há 13 dias no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na zona sul do Rio. O diagnóstico foi dado após o resultado da biópsia. Ele vai iniciar a quimioterapia a partir desta sexta (25). A primeira-dama, Maria Lúcia, estava ao lado na entrevista. “A doença é potencialmente curável. É disponível no Brasil e a expectativa é de um resultado favorável”, contou Daniel Tabak.

Catéter

O médico conta que ainda nesta tarde de quinta Pezão passará por uma cirurgia para a implantação de um catéter sub-cutâneo. O procedimento é considerado simples e a anestesia será local.

A partir de sexta (25) terá início a quimioterapia. A previsão é que o governador seja submetido de seis a oito ciclos de 21 dias de quimioterapia. O primeiro dia de sessão terá uma duração maior de duas a três horas. E nos dias seguintes, cada sessão terá duração de uma hora.

“Não existe comprometimento hepático ou renal. O quadro clínico dele é bom. A sua idade também é um fator favorável. O comprometimento está limitado ao esqueleto”, diz Daniel Tabak.

A oitava e nona vértebra do governador estão comprometidas pelo linfoma, de acordo com os exames feitos na sexta (18). O médico afirma que a doença não pode ser atribuída à atividade do governador. “Não temos uma causa específica. Podem estar associadas a vírus ou bactéria. A recomendação médica é que o paciente seja preservado para o tratamento”, afirma Tabak.

Exames de rotina

De acordo com a assessoria do governo, Pezão tinha exames de rotina na unidade, mas, ao chegar ao hospital com um quadro infeccioso devido uma sinusite, os médicos entenderam que era melhor deixá-lo internado. Chegou-se a se falar ainda de que o governador do Rio possuía uma alteração na coluna.

Na quarta (23), Pezão recebeu a visita do vice-presidente da República, Michel Temer, presidente nacional de seu partido, o PMDB. Temer estava acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa do Rio, deputado Jorge Picciani, e do líder do governo, Edson Albertassi.

Luiz Fernando Pezão foi eleito em 2014, no segundo turno, com 55,8% dos votos válidos. Na ocasião, superou o senador Marcelo Crivella (PRB), que teve 44,2% dos votos válidos. Ele está no governo estadual do Rio desde 2007, após ser eleito vice na chapa de Sérgio Cabral.

Quando se internou, o governador buscava empréstimos no governo federal para amenizar a dívida do Estado e conseguir pagar os salários dos servidores públicos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]