• Carregando...
Encontro reuniu governadores do PSDB de todo o país na tarde desta terça-feira (17), em Curitiba | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Encontro reuniu governadores do PSDB de todo o país na tarde desta terça-feira (17), em Curitiba| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Perillo e Siqueira Campos negam envolvimento com Cachoeira

Durante o encontro dos governadores do PSDB realizada no Palácio Iguaçu, na tarde desta terça-feira (17), os governadores de Goiás, Marconi Perillo, e de Tocantins, Siqueira Campos, voltaram a negar ter relações com o bicheiro Carlos de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

O presidente nacional do partido, Sérgio Guerra, também se manifestou, declarando absoluta confiança nos governadores e questionando a capacidade do PT de conduzir uma CPI.

Leia a matéria completa.

Governadores do PSDB de todo Brasil estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (17), no Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, em Curitiba, para discutir diversos assuntos de interesse do partido nos estados. Na pauta estavam temas como a proposta de criação da desvinculação das receitas estaduais (DRE), unificação das alíquotas de importação, renegociação das dívidas dos estados, implementação do novo Código Florestal e a Conferência Rio+20.

Além do governador Beto Richa, estiveram presentes na reunião os governadores Geraldo Alckmin, de São Paulo; Antonio Anastasia, de Minas Gerais; Marconi Perillo, de Goiás; Simão Jatene, do Pará; José de Anchieta Junior, de Roraima; e Siqueira Campos, do Tocantins.

O único representante do PSDB nos governos estaduais que não esteve presente no encontro foi o governador Teotônio Vilela Filho, de Alagoas. Ele chegou a viajar para Curitiba, mas voltou ao estado natal por conta de problemas locais.

Durante o evento, Richa ressaltou que o encontro dessas lideranças do PSDB acontece quadrimestralmente para discutir e unificar as propostas do partido nos diferentes estados.

DRE

Entre os assuntos discutidos estava também a proposta de criação da DRE - uma proposta parecida com a desvinculação de receitas da União (DRU) que possibilita o reenquadramento de até 20% dos recursos orçamentários do país. A DRE estabeleceria a aplicação de no mínimo 10% dos recursos estaduais em novos investimentos. No Paraná, isso representaria um aumento de R$2,5 bilhões da receita em infraestrutura, além do R$1 bilhão já investido.

A diferença, segundo o secretário da Fazenda no Paraná, Luiz Carlos Hauly - que está elaborando a proposta -, está na abrangência do instrumento. "Nos Estados, essa proposta contempla apenas o investimento em infraestrutura, já no Brasil esses recursos podem ser destinados a qualquer área", explicou.

No final de 2011, o PSDB se colocou contrário à prorrogação da DRU. Segundo o presidente do partido, Sérgio Guerra, trata-se de um posicionamento dependente de questões conjunturais -- logo, não haveria contradição no posicionamento.

Pauta política

As discussões políticas do encontro giraram em torno das próximas eleições municipais nos estados governados pelo PSDB. Segundo o deputado federal Sérgio Guerra, presidente nacional do partido, a legenda pretende eleger mil governantes em todo o Brasil. "Hoje, o PSDB lidera 780 cidades, queremos aumentar esse número nas próximas eleições", enfatizou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]