Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estratégias

Governadores do Sudeste se reúnem hoje para discutir segurança

Atualizado em 09/01/2007, às 18h41

Os governadores dos quatro estados da região Sudeste estão reunidos nesta tarde, no Rio de Janeiro, para traçar estratégias de ação conjunta para combater a criminalidade. O encontro de Sérgio Cabral (RJ), José Serra (SP), Aécio Neves (MG) e Paulo Hartung (ES) dará início aos trabalhos do Gabinete Integrado de Segurança do Sudeste. A idéia é unificar as informações do setor para facilitar o combate ao crime na região mais populosa e rica do país.

Serra disse que vai propor 12 mudanças na legislação penal para torná-la mais rígida. Ele também disse que vai discutir com os colegas a possibilidade de pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a revisão do contingenciamento de verbas do Fundo Nacional de Segurança e do Fundo Penitenciário. Segundo ele, em 2006 o Fundo Nacional de Segurança teve corte de 7% e o Fundo Penitenciário, de 8%. Ele disse ainda que, para 2007, a previsão de corte para o Fundo Nacional de Segurança é de 39% e, para o Fundo Penitenciário, 47%.

Força Nacional vigiará 19 pontos na divisa do Rio

A primeira medida do Gabinete será o reforço no patrulhamento nas divisas dos estados. O objetivo é impedir a entrada de armas, drogas e a fuga de bandidos. Dezenove pontos começam a ser vigiados ainda este mês por homens da Força Nacional de Segurança. A Polícia Militar também reforçará o patrulhamento nas vias expressas. Na Linha Vermelha, devem ser feitos dois corredores de policiamento especial.

No último dia 22 de dezembro, os quatro governadores se reuniram, no Rio, e anunciaram a criação do gabinete. A integração entre as forças policiais é prevista no Plano Nacional de Segurança Pública. O gabinete do Rio foi criado há quase dois anos, mas não estaria funcionando, segundo Sérgio Cabral.

No fim do ano passado, uma onda de ataques deixou 19 mortos e mais de 20 feridos no Rio. No Espírito Santo, seis ônibus foram queimados por criminosos na região metropolitana de Vitória, desde 29 de dezembro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.