• Carregando...

Atualizado em 09/01/2007, às 18h41

Os governadores dos quatro estados da região Sudeste estão reunidos nesta tarde, no Rio de Janeiro, para traçar estratégias de ação conjunta para combater a criminalidade. O encontro de Sérgio Cabral (RJ), José Serra (SP), Aécio Neves (MG) e Paulo Hartung (ES) dará início aos trabalhos do Gabinete Integrado de Segurança do Sudeste. A idéia é unificar as informações do setor para facilitar o combate ao crime na região mais populosa e rica do país.

Serra disse que vai propor 12 mudanças na legislação penal para torná-la mais rígida. Ele também disse que vai discutir com os colegas a possibilidade de pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a revisão do contingenciamento de verbas do Fundo Nacional de Segurança e do Fundo Penitenciário. Segundo ele, em 2006 o Fundo Nacional de Segurança teve corte de 7% e o Fundo Penitenciário, de 8%. Ele disse ainda que, para 2007, a previsão de corte para o Fundo Nacional de Segurança é de 39% e, para o Fundo Penitenciário, 47%.

Força Nacional vigiará 19 pontos na divisa do Rio

A primeira medida do Gabinete será o reforço no patrulhamento nas divisas dos estados. O objetivo é impedir a entrada de armas, drogas e a fuga de bandidos. Dezenove pontos começam a ser vigiados ainda este mês por homens da Força Nacional de Segurança. A Polícia Militar também reforçará o patrulhamento nas vias expressas. Na Linha Vermelha, devem ser feitos dois corredores de policiamento especial.

No último dia 22 de dezembro, os quatro governadores se reuniram, no Rio, e anunciaram a criação do gabinete. A integração entre as forças policiais é prevista no Plano Nacional de Segurança Pública. O gabinete do Rio foi criado há quase dois anos, mas não estaria funcionando, segundo Sérgio Cabral.

No fim do ano passado, uma onda de ataques deixou 19 mortos e mais de 20 feridos no Rio. No Espírito Santo, seis ônibus foram queimados por criminosos na região metropolitana de Vitória, desde 29 de dezembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]