• Carregando...

O secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, José Ricardo Botelho, pediu demissão do cargo, no último final de semana, alegando motivos pessoais. A decisão foi confirmada nesta terça-feira (24) pelo Ministério da Justiça, mas ainda não foi publicada no Diário Oficial da União. O substituto deverá ser definido até sexta-feira.

Botelho é delegado da Polícia Federal e seu sucessor também virá deste departamento.

A secretaria é ligada à Presidência da República e foi criada em agosto do ano passado para conduzir ações de segurança em eventos internacionais, especialmente as competições esportivas, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Estava sob a responsabilidade de Botelho comandar mais de 50 mil homens e gerir um orçamento de cerca de R$ 1 bilhão. A secretaria conta com quatro diretorias: de operações, de inteligência, de logística e de projetos especiais. Há duas semanas, o diretor de logística, Odécio Carneiro, também delegado da Polícia Federal, deixou o governo depois de tornar-se alvo de uma ação de improbidade administrativa. Segundo o Ministério da Justiça, ele saiu do cargo para providenciar sua defesa no processo judicial, que tramita em sigilo.

Em entrevista concedida à imprensa em dezembro, Botelho afirmou que teria a ajuda de 500 oficiais estrangeiros na Copa e que o papel das Forças Armadas seria secundário. Ele também contou que a segurança seria feita prioritariamente por homens com armas não letais nos estádios e arredores. Com a substituição do secretário, não há garantia de que a estratégia seja mantida para o evento. Botelho tem 37 anos e fez cursos em Harvard e no FBI.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]