• Carregando...

A Secretaria Especial para Assuntos da Região Metropolitana, criada pelo governador Roberto Requião no início do mandato, está com os dias contados. Com a saída de Edson Strapasson (PMDB) – que se afastou da pasta na sexta-feira para se candidatar à reeleição como deputado estadual – a intenção de Requião é extinguir a secretaria. Com isso, a Coordenação da Região Metropolitana (Comec), hoje ligada à secretaria especial, ficaria a cargo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu).

A decisão final sobre a eliminação da pasta ainda seria tomada ontem à noite em uma conversa entre o governador e Strapasson. O ex-secretário, porém, foi para a reunião apostando que a secretaria especial seria mesmo desativada. "É uma decisão dele (Requião). Ele vai fazer o que for melhor para a estratégia de governo", disse. "O importante é que os projetos e as obras que estavam em andamento continuarão sendo tocadas", afirmou Strapasson, que foi avisado na semana passada sobre a intenção do governador.

A secretaria especial é responsável pelo Programa Integrado de Transporte (PIT) da região metropolitana de Curitiba, que prevê investimentos de R$ 117 milhões até o fim deste ano para a construção e revitalização de 13 terminais de ônibus. As obras são coordenadas pela Comec. "Haverá uma mudança administrativa e técnica, que garantirá a continuação das obras", disse Strapasson. Além do PIT, a Comec e a secretaria especial também coordenam o Plano de Desenvolvimento Integrado da região metropolitana.

Mudanças

Após a saída de nove secretários de governo na semana passada, a única substituição que ainda não estava definida até ontem era a de Edson Strapasson. Outros sete diretores de empresas da administração indireta do estado, um diretor de secretaria, além do chefe de gabinete do governador, também deixaram os cargos para concorrer nas eleições de outubro. Ainda não foram definidos os novos nomes do diretor geral do Instituto Paranaense de Pesos e Medidas (Ipem) e da diretoria da Empresa Paranaense de Cassificação de Produtos (Claspar).

Na coordenação do Procon, da qual saiu Algaci Túlio, assumiu ontem a advogada Elizandra Pareja, ex-coordenadora jurídica do instituto. Também foram feitas as transmissões de posse da chefia da Casa Civil, que tem como novo titular Rafael Iatauro; da secretaria de Ciência e Tecnologia, assumida pela reitora da Universidade Estadual de Londrina, Lígia Pupatto; da secretaria do Meio Ambiente, acumulada pelo superintendente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues.

Também houve mudanças na Paraná Turismo, que será dirigida por Herculano Lisboa, e na Secretaria de Estado da Agricultura, da qual saiu Orlando Pessuti e assumiu o diretor-geral Newton Pohl Ribas. Hoje, o secretário de transportes Waldyr Pugliesi passa o cargo para o diretor-geral do DER, Rogério Tizzot.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]