Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
crise econômica

Governo Dilma promete novo critério para dívida e busca apoio dos governadores

A orientação da presidente Dilma é estabelecer diálogo não só para aprovar medidas econômicas mas também contra o impeachment

Governadores se reuniram em Brasília para debater a crise. | Wilson Dias/ Agência Brasil
Governadores se reuniram em Brasília para debater a crise. (Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil)

Governadores de nove estados e do Distrito Federal se reuniram nesta segunda-feira (28) em Brasília e entregaram uma pauta de reivindicações econômicas ao ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, que prometeu nas próximas semanas regulamentar mudanças nos indexadores das dívidas dos executivos estaduais. Já a União pediu apoio para a aprovação da recriação da CPMF em 2016.

A orientação da presidente Dilma é buscar estabelecer um canal de diálogo com os governadores não só para aprovar medidas econômicas de seu interesse no Congresso, mas também conquistar o apoio de boa parte dos estados na batalha contra a abertura de um processo de impeachment na Câmara.

De acordo com os governadores, Barbosa prometeu publicar as novas regras da dívida até meados de janeiro. “Ele [Barbosa] falou que nos primeiros 15 dias de janeiro está fazendo essa publicação, o que vai facilitar para gente ver o que melhora na nossa receita corrente líquida, o estoque que a gente tem. Isso abre capacidade de endividamento dos estados”, afirmou o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB).

O projeto aprovado no início deste ano pelo Congresso determina a troca do indexador das dívidas estaduais. Elas deixarão de ser corrigidas pelo IGP-DI, mais juros de 6% a 9%, e passarão a ter como indexador a taxa Selic, hoje em 14,25% ao ano, ou o IPCA, mais juros de 4% − o que for menor.

Com a reunião, os governadores decidiram formar um fórum que se reunirá periodicamente para discutir questões relacionadas principalmente à agenda econômica nacional. O próximo encontro está previsto para 1º de fevereiro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.