• Carregando...
 | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

O governo do Paraná e a Assembleia Legislativa descumpriram a promessa de começar a divulgar na internet, a partir de ontem, os salários de todos os seus servidores de forma individualizada. O Executivo e o Legislativo do estado haviam prometido no mês passado que a divulgação começaria a ser feita em 17 de julho. Ontem, o governo informou que só deve informar os nomes dos servidores e seus respectivos vencimentos em agosto – sem dia definido. Já a Assembleia prometeu que a divulgação será feita até o fim do mês.

O presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni (PSDB), disse que a publicação foi adiada em função do "momento atípico" por que passa a Assembleia com a renúncia do deputado Fabio Camargo, que vai assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas (TC). Com a saída do parlamentar, servidores de Camargo serão exonerados e novos funcionários – de seu suplente Antonio Salles Belinati – serão admitidos.

"A gente percebe a boa vontade de boa parte dos deputados e o mau humor por parte de alguns em relação às mudanças que aconteceram e vão acontecer", disse Rossoni. "A Casa vive um momento atípico, a situação não está fácil. Por isso, por uma questão de cautela, [a divulgação dos salários] pode atrasar, para que não haja equívoco com nenhum servidor. Não há desentendimento quanto à publicação. Até o final do mês [publicaremos as informações]."

A assessoria da Assembleia informou ainda que o setor responsável pela reconfiguração do site teve problemas técnicos com a compilação das informações dos salários, o que também colaborou com a demora. Ao abrir ontem o Portal da Transparência da Assembleia, o internauta se deparava com um banner amarelo no qual estava escrito: "Novo modelo em construção. Aguarde. Em breve, publicação completa".

Já o governo, por meio de sua assessoria, explicou que ações judiciais de servidores que não querem ter os salários publicados na internet causaram o atraso na atualização do Portal da Transparência do estado. Mas que isso não vai atrasar a publicação no mês que vem. Problemas técnicos com o site também foram apontados pela assessoria do governo como motivo do adiamento.

Outros órgãos

A Assembleia e o governo anunciaram a divulgação dos salários após o Tribunal de Justiça do Paraná começar a publicar as remunerações de seus funcionários e magistrados no mês passado. Também já divulgam essas informações o Tribunal de Contas e o Tribunal Regional do Trabalho. O Ministério Público informou que vai divulgar os salários individuais de seus servidores a partir do fim deste mês. A Câmara de Curitiba ainda avalia a divulgação. A prefeitura informou que, no momento, não pretende publicar os salários.

Colaborou Euclides Lucas Garcia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]