• Carregando...

Brasília (Folhapress) – O banqueiro Daniel Dantas afirmou ontem, em audiência conjunta das CPIs dos Correios e do Mensalão, que o governo "interferia constantemente" nos assuntos dos fundos de pensão, mais especificamente na disputa pelo comando da Brasil Telecom, até o início deste ano controlada pelo Opportunity.

Dantas contou, em uma sessão marcada por brigas entre parlamentares, que teve duas reuniões, em maio de 2003, com o então ministro José Dirceu (Casa Civil) para tratar do assunto, conforme a reportagem publicou no começo deste mês.

"Em duas reuniões que tive com o ministro José Dirceu, chamei a atenção para interferências indevidas favorecendo nossos adversários", disse.

Até abril, o Opportunity tinha acordo com o Citibank e os três grandes fundos de pensão que garantiam a Dantas o controle da Brasil Telecom.

Os fundos e a instituição americana conseguiram na Justiça do Brasil e dos Estados Unidos destituir o Opportunity do comando da tele.

Segundo Dantas, o primeiro encontro, no Palácio do Planalto, teria sido marcado a pedido de Dirceu. Na ocasião, o ex-ministro teria dito ao banqueiro para procurar o então presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb, para que a questão fosse resolvida.

O banqueiro negou que tenha sido "achacado" pelo PT ou que tenha doado dinheiro para o partido.

Contou, no entanto, que na campanha de 2002 o petista Ivan Guimarães (que no governo Lula foi presidente do Banco Popular do Brasil) deixou com seu sócio Carlos Rodemburg um "kit do PT", que seria para contribuir para o partido. "Como não entendemos o que era, devolvemos o kit", afirmou.

Dantas negou também que conhecesse o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e que conheceu o publicitário Marcos Valério de Souza por acaso e que não manteve contato com ele.

O banqueiro admitiu que a Brasil Telecom chegou a negociar a compra da Game Corp, do filho do presidente Fábio Luiz Lula da Silva, mas que a transação não foi adiante porque os executivos da companhia telefônica consideraram o preço muito alto. Afirmou, no entanto, que só tomou conhecimento do assunto depois de o fato ter ocorrido. A Game Corp foi vendida para Telemar por cerca de R$ 5 milhões. Dantas também negou que a Brasil Telecom tenha pago passagens de avião para o filho de Lula viajar ao Japão, para um evento sobre videogames. Mas disse que foi informado pelos executivos da empresa que a Brasil Telecom pagou almoços e jantares naquele país em que Fábio Luiz estava presente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]