• Carregando...

A presidente da República, Dilma Rousseff, passou a contar a partir desta quarta-feira (18) com um novo helicóptero. A aeronave, com capacidade para transportar 10 passageiros e três tripulantes, foi entregue ao Grupo de Transporte Especial (GTE), em cerimônia nesta manhã na base aérea de Brasília.

De acordo com o Ministério da Defesa, o helicóptero possui autonomia de quatro horas e trinta minutos de voo e alcance de 630 milhas náuticas (cerca de 1.166 km). Batizado de VH-36 Caracal, o equipamento faz parte do contrato de R$ 5,2 bilhões com a Helibras, para a construção de 50 unidades para as frotas da Presidência da República (2) e Forças Armadas (48).

O ministério não soube informar o valor da aeronave, conhecida internacionalmente como EC-725.

Do total de 50 helicópteros previstos, três já haviam sido entregues: um para a Marinha, outro para o Exército e outro para a Força Aérea, todos com caracterização militar. A aeronave entregue à Presidência da República tem configuração civil e será destinada ao transporte de autoridades.

A previsão é que, em outubro deste ano, as três forças Armadas recebam mais um helicóptero cada e, dentro de um ano, seja entregue o segundo helicóptero para a Presidência da República.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou que o governo está preocupado em estimular a indústria de defesa nacional: "[Há] uma preocupação fortíssima do Brasil, fortíssima da presidenta da República, de que nós precisamos impulsionar a indústria nacional, em particular a indústria de defesa nacional pelo que ela representa pelo país diretamente ou pelo que ela representa como possibilidade de alavancar vários setores da indústria na área de tecnologia de ponta".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]