• Carregando...

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), anunciou hoje a captação de um empréstimo de US$ 100 milhões (cerca de R$ 180,5 milhões) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que será aplicado em programas sociais para jovens de comunidades pacificadas.Cabral está em Medelín, na Colômbia, em viagem para conhecer as ações da cidade para facilitar o acesso e a segurança de comunidades carentes.

Ele visitou a escada rolante instalada na Comuna 13, favela onde também funciona um teleférico que inspirou o instalado no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio.O governador disse que também pretende copiar o projeto das escadas nas favelas cariocas. "Vamos levar para o Rio esta experiência das escadas rolantes combinadas com mobilidade urbana. A nossa intenção é associá-las com intervenções que facilitem o ir e vir da população. Neste momento, nos dedicamos a concluir os estudos executivos, o que ocorrerá nos próximos meses", disse.

Cabral afirmou ainda que o novo empréstimo do BID criará oportunidades para jovens que antes viviam em meio ao tráfico de drogas ou à milícia.O programa, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, tem previsão de início no segundo semestre deste ano e beneficiará inicialmente sete comunidades do Rio: Complexo do Alemão, da Penha, Borel, Cidade de Deus, Batam, Providência e São Carlos.

As ações do programa incluem atendimento psicológico, orientação profissional e ajuda para que os jovens retomem os estudos. Até 2016, a secretaria pretende atender a 40 mil jovens de comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPS).

A iniciativa, inspirada em um projeto lançado há dois anos em locais ocupados por forças de segurança na Colômbia, prevê a criação de espaços da juventude para abrigar núcleos de acompanhamento para moradores entre 15 e 19 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]