• Carregando...
Renato Kiche tem 61 anos é e diz que é “um curitibano chato”. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Renato Kiche tem 61 anos é e diz que é “um curitibano chato”.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Ao anunciar a criação da função de zelador municipal, o prefeito Rafael Greca adiantou que o posto seria ocupado pelo seu contato mais “chato” das redes sociais.

Escolhido para o cargo, o representante comercial Renato Kiche, de 61 anos, não nega o adjetivo. “Eu sou um chato. Eu admito. Sou um curitibano chato”, diz.

Renato Kiche se define como um observador atento do meio urbano e ao falar da cidade parece seu chefe, Rafael Greca.

Greca define novos administradores das 10 regionais de Curitiba

Leia a matéria completa

Quando o assunto é a região dos bairros Ahú e Juvevê, cita colinas que parecem já ter sumido da paisagem, lembra de quando rios, agora canalizados, faziam a divisa de propriedades e parece saber a história de cada uma das casas que foi derrubada para virar um dos grandes prédios da região.

Informalmente, Kiche já vem catalogando problemas da cidade e cobrando soluções há cerca de oito anos, quando criou, no Facebook, o grupo “Troços e trecos toscos – urbanidades curitibanas”.

Na rede social exerce com dedicação a função de chato. Fotografa e publica casos de desrespeito às posturas municipais e de descuido com o patrimônio público. Boa parte das irregularidades expostas não foi cometida por órgãos públicos.

Tratamento de casos similares ao de Greca pode durar até seis meses

Leia a matéria completa

“A culpa não é só da prefeitura, os cidadãos também têm sua parte. O cidadão também tem suas obrigações com a cidade”, afirma.

No grupo do Facebook, ele criou até uma série de denúncias intitulada “Calçada da Fama”, onde publica imagens de lixo, entulho e móveis descartados irregularmente pela população.

Foi justamente a atuação on-line do zelador que chamou a atenção de Greca e colocou-o no radar do prefeito como um candidato ao cargo.

Greca promete retomar obras paradas e concluir a Linha Verde em Curitiba

Leia a matéria completa

“Um dia eu postei um assunto sobre lixeiras, ele repercutiu e começamos a estreitar a relação”, relata. Definido o resultado eleitoral, Kiche recebeu um telefonema com o convite do prefeito eleito para que ele assumisse a nova função.

Renato Kiche ainda não tem maiores detalhes sobre como será sua atuação, mas revelou que a ordem do prefeito é manter a cidade limpa.

“As cidades feias que me desculpem, mas beleza é um direito fundamental”, diz o zelador, citando um artigo lido recentemente.

Formalmente, Kiche ficará vinculado diretamente ao gabinete de Greca e contará com uma equipe de servidores para realizar o trabalho. Entretanto, em decorrência do internamento do prefeito, ainda não se sabe qual será o tamanho desta equipe, qual cargo o zelador ocupará e quanto será sua remuneração.

Ao sair do hospital, Greca terá vários desafios “estressantes”; veja quais

Leia a matéria completa

Um dos objetivos do zelador é melhorar o atendimento prestado à população via 156. Segundo dados apresentados pela prefeitura, atualmente há 45 mil solicitações que não foram resolvidas cadastradas no sistema.

“Algumas centenas delas são minhas”, diz Kiche.

Primeira ação

O primeiro ato planejado pela zeladoria é o mutirão de limpeza na Rua XV de Novembro prometido pelo prefeito. A princípio a ação está programada para o dia 12 de janeiro, “dia que as baianas fazem a lavagem das escadarias do Bonfim”, segundo Greca.

De acordo com o zelador, a limpeza está sendo coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e deve envolver outras pastas, já que a ideia inicial é fazer, além da lavagem, pequenos reparos nos equipamentos urbanos ao longo da rua.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]