• Carregando...
Rafael Greca passou mal no dia da posse na prefeitura de Curitiba e tem despachado diretamente do hospital. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Rafael Greca passou mal no dia da posse na prefeitura de Curitiba e tem despachado diretamente do hospital.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O prefeito de Curitiba Rafael Greca (PMN) vem enfrentando dois desafios bem diferentes em seu quarto do hospital Marcelino Champagnat.

Por um lado, está tendo de descobrir um jeito de governar sem poder ir à prefeitura nem falar diretamente com seus secretários. Por outro, está tendo que conter o ímpeto de levar vida normal e fazer um repouso forçado para evitar problemas com o tromboembolismo (coágulo) pulmonar que teve.

Greca promete retomar obras paradas e concluir a Linha Verde em Curitiba

Leia a matéria completa

Greca passou mal no primeiro dia de trabalho como prefeito, menos de 24 horas depois de tomar posse no mandato. Desde então, está no hospital.

Primeiro, ficou em um quarto e tentou manter o ritmo, trabalhando e vendo mais gente. Depois, foi transferido para um semi-intensivo onde fica sozinho a maior parte do tempo – e recebeu ordens de sossegar.

Em seu quarto, no sexto andar do hospital, que fica ao lado do Cajuru, só duas pessoas têm permissão para entrar e sair a hora que quiserem. Uma é a esposa, Margarita Sansone, que fica boa parte do dia. A outra é a assessora pessoal Monica Santanna, que faz a interface com os demais secretários da gestão – levando ordens do prefeito e coletando assinaturas de Greca quando isso é necessário.

Na quarta-feira (4), Rafael Greca assinou apenas quatro papéis. No resto do tempo, tenta descansar. O repouso é considerado parte fundamental do tratamento para a embolia. O prefeito já melhorou significativamente, e hoje tem capacidade respiratória praticamente normal.

Ao sair do hospital, Greca terá vários desafios “estressantes”; veja quais

Leia a matéria completa

Durante o dia, o prefeito gosta de assistir ao canal Off, especializado em natureza e esportes radicais. Na terça, viu o filme Malévola, da Disney, com Angelina Jolie no papel principal. À noite, fica sozinho no quarto, embora haja um sofá-cama para acompanhantes.

Apesar das dificuldades, Greca preferiu não transferir o poder a ninguém. O vice, Eduardo Pimentel (PSDB), segue respondendo apenas pela Secretaria de Obras, para a qual foi nomeado. Na terça, os dois teriam tido uma conversa depois da internação. O secretário da Saúde, João Carlos Baracho, que é médico, visitou Greca, mas não cuida do tratamento.

No 1.º dia de trabalho, Greca garante que a reintegração do transporte sai até julho

Leia a matéria completa

Entre os médicos que visitam o prefeito com frequência está um intensivista, responsável pela atenção geral ao paciente. Além dele, fazem visitas diárias um cardiologista, um pneumologista e um fisioterapeuta. O prefeito consegue andar pelo quarto e já toma banho sozinho. Para melhorar a respiração, também faz inalação com máscara respiratória.

Ao sair do hospital, o mais provável é que Rafael Greca retome a rotina normalmente, sem sequelas ou complicações. No entanto, há gente na sua equipe pedindo que o prefeito se esforce para perder peso. Na campanha, ele chegou a ficar com roupas largas em função de regime e exercícios, mas depois da vitória nas urnas, teria se descuidado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]