• Carregando...
Ratinho Jr., deputado estadual | Andre Rodrigues/Gazeta do Povo
Ratinho Jr., deputado estadual| Foto: Andre Rodrigues/Gazeta do Povo

Pinga-fogo

"Quando você está apegado e gosta muito da forma de si, você já se transformou em um conservador."

Marina Silva (PSB), ex-presidenciável, dizendo que continuará se arriscando e não se acomodará.

  • Marina Silva, ex-presidenciável

O deputado Ratinho Jr. (PSC, foto), que assume a Secretaria de Desenvolvimento Urbano novamente em janeiro, já manda o recado para o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT): o subsídio do transporte coletivo será renegociado. E o estado pretende pagar menos, é claro. "Fizemos essa pesquisa de origem-destino com 128 mil pessoas e os dados mostram que o custo dos passageiros da região metropolitana é muito menor do que a Urbs afirmava", disse o deputado. Pela pesquisa, o passageiro da região metropolitana custa R$ 2,85. A Urbs põe o custo acima de R$ 4 e não crê nos dados da pesquisa de origem-destino da Comec. Diz que a metodologia não é confiável (os passageiros teriam sido ouvidos já dentro do ônibus, ao contrário do que manda a boa técnica) e afirma que as tabelas que recebeu não são suficientes para fazer a conta. Mas, por outro lado, lembra o próprio Ratinho, a prefeitura de Curitiba não tem outros dados para contrapor, já que a pesquisa origem-destino da capital nunca foi feita.

Estraga festa

O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, diz que o clima provocado pela Operação Lava Jato prejudica a organização da festa de posse da presidente Dilma Rousseff, marcada para o dia 1º de janeiro. Vaccari falou a colegas de partido que a presidente deseja uma grande festa em Brasília, mas que as dívidas acumuladas na campanha prejudicam esse projeto, especialmente depois da explosão do escândalo.

Arrocho à paulista

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), confirmou ontem o economista carioca Renato Villela como novo secretário estadual da Fazenda. No anúncio, o tucano defendeu que o próximo ano, cuja perspectiva é de um cenário econômico adverso, será de "maior rigor fiscal" nas finanças estaduais. "Nós estamos preparando um conjunto de medidas nesse sentido, sempre procurando não reduzir o investimento", disse.

Contra Bolsonaro

O Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, órgão vinculado à Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, encaminhou à Câmara dos Deputados uma reclamação formal contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). Na terça-feira, o deputado disse em plenário que "não estupraria" a deputada e ex-ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário (PT-RS), porque ela "não merecia". O requerimento, assinado por 23 organizações que representam os direitos das mulheres, pede que providências sejam tomadas ações contra o parlamentar.

Homenagem

O ex-deputado e engenheiro Rubens Paiva, assassinado por militares na ditadura militar e cujo corpo continua desaparecido, foi homenageado ontem no Rio de Janeiro com a inauguração de um busto na estação de metrô que leva seu nome, na zona norte da capital fluminense. Outro busto foi inaugurado em outubro, na praça em frente ao quartel do 1º Batalhão de Polícia do Exército, onde funcionava o antigo DOI-Codi, na Tijuca, zona norte, onde ele foi torturado e morto.

Está lá

O atual secretário da Segurança Pública do Paraná, Leon Gruppenmacher, avisa que, ao contrário do informou esta coluna, continua despachando normalmente. O sucessor, Fernando Francischini (SD), assume o posto na segunda-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]