• Carregando...

O horário de verão começa à zero hora de 14 de outubro. Os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste até 16 de fevereiro.

Segundo a Agência Brasil, desde 1985 o horário de verão é implantado na segunda quinzena de outubro mas, no ano passado, ele foi adiado por três semanas, por causa do segundo turno das eleições.

A implantação do novo horário tem como principal meta a redução do consumo de energia nos horários de pico de carga do sistema elétrico brasileiro. A associação de fatores como a mudança no comportamento dos consumidores e o término do expediente de trabalho mais cedo, ainda com luz natural, e o retardo do início da utilização pública de luz reduz o consumo de energia elétrica.

O secretário de Energia do Ministério de Minas e Energia, Ronaldo Schuck, disse à Agência Brasil que a economia que o país fará durante os quatro meses em que a medida permanecerá em vigor é muito significativa. "A exemplo dos anos anteriores, devemos ter uma redução no consumo de algo próximo a 5% no período da noite, que é quando efetivamente se justifica a implantação do horário de verão", afirmou. Área de abrangência

Além do Distrito Federal, o horário de verão abrange os mesmos estados dos últimos dois anos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesses estados é possível um aproveitamento maior da luz solar nessa época do ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]