• Carregando...

Nagashi Furukawa começou a cair na segunda-feira do pânico. A ausência do secretário na reunião da cúpula do governo no Palácio dos Bandeirantes irritou Cláudio Lembo. Furukawa caiu um pouco mais com o vazamento de indícios de acordo entre as autoridades e o PCC. Quando o secretário, queixoso por "não ter o apoio de mais ninguém", passou a repetir em sucessivas conversas a proposta de transferir detentos para a ilha Anchieta, em Ubatuba, sua sorte estava selada. O substituto "do coração" de Lembo seria Marcelo Oliveira, número 2 da Secretaria de Segurança, mas o governador acabou optando por um nome da hierarquia da Administração Penitenciária – Luiz Carlos Catirse – para evitar rejeição no sistema prisional.

Reforço 1 – Sérgio Weslei da Cunha, advogado do PCC preso por dizer que na Câmara "se aprende depressa" a ser malandro, recebe, desde 1997, aposentadoria da prefeitura de SP por "invalidez total". Reforço 2 – Ex-colegas reconheceram Cunha pela TV durante o depoimento à CPI das Armas. A prefeitura abrirá sindicância sobre a aposentadoria do advogado do PCC. Outro lado – Apenas um dos diretores da Eletrobrás estava entre os passageiros que tiveram a bagagem revistada pela PF dentro da Operação Castores em vôo que chegou quarta-feira a Brasília.

Brancaleone – O recém-criado conselho político de Geraldo Alckmin conta com três membros já feridos em combate: José Agripino (PFL), derrotado para vice; Jutahy Júnior (PSDB), que sofreu intervenção branca na Bahia, e Rodrigo Maia (PFL), alvo da ira de Tasso Jereissati. Agora vai – O jantar de adesão à candidatura Alckmin que havia sido cancelado nos piores dias da crise da segurança em São Paulo foi remarcado para terça-feira no Gallery. O PSDB paulista vende o convite a R$ 3.000. Empurrão – Com uma mãozinha do PT nacional, o diretório do partido em Goiás aceitou apoiar a candidatura ao governo de Maguito Vilela (PMDB). O vice da chapa, indicado pelos petistas, será o deputado Rubens Otoni.

Cartilha – O Planejamento distribuiu a todos os ministérios um manual e um CD intitulados "Eleições 2006 – Orientações aos Agentes Públicos", com trechos da Lei Eleitoral e dicas para evitar denúncias de uso da máquina. Escorpião – Não obstante a boa vontade dos aliados com Lula, as queixas em relação ao PT continuam. Até no Espírito Santo, onde a relação com Paulo Hartung (PMDB) é das melhores, petistas agora defendem candidatura própria para enfrentar o governador. Solução caseira – A pedido de Tasso Jereissati, o deputado Gustavo Fruet, que ganhou visibilidade na CPI dos Correios, deve ser o candidato do PSDB ao governo do Paraná. Com a indecisão de Osmar Dias (PDT), a quem os tucanos pretendiam apoiar, o partido deve fechar aliança com PFL e PP no estado. Padrão Aécio – Pesquisa Ibope encomendada pelo PMDB do Ceará confere impressionantes 70% para Lula no estado. Várias voltas atrás vêm Geraldo Alckmin (9%), Anthony Garotinho (6%) e Heloísa Helena (5%). Olha eu aqui – Petistas que vão concorrer a vaga na Câmara dos Deputados por São Paulo enxergam um "lado bom" no escândalo que derrubou José Dirceu. Como o ex-ministro monopolizou o horário gratuito em 2002, os colegas, agora, terão chance de aparecer na televisão. Barreira – Está no forno do PT-SP uma resolução segundo a qual qualquer privilégio a um candidato a deputado no horário eleitoral gratuito deverá ser aprovado por dois terços do diretório estadual.

TIROTEIO

* Do deputado Sebastião Madeira (PSDB-MA), adversário histórico da família Sarney, afirmando que, apesar do desejo da cúpula tucana, não há hipótese de apoio à candidatura da senadora ao governo do estado.

– Para apoiar Roseana Sarney, o PSDB do Maranhão teria de ser destruído. E a conseqüência disso é que Geraldo Alckmin ficaria a descoberto no estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]