• Carregando...

Um incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, a cerca de 260 km de Brasília, queimou aproximadamente 42 mil hectares da vegetação, o que corresponde a 60% da área do Parque. As chamas começaram nessa quinta-feira (6) e foram controladas na manhã deste sábado (8).

Segunda os brigadistas do PrevFogo, ventos de até 120 km/h atrapalharam o combate ao fogo. Além disso, os três grandes focos se concentraram em áreas muito secas e de difícil acesso. O incêndio não atingiu a área do Parque reservada para a visitação pública. Mesmo assim, o Ibama decidiu liberar apenas metade da área pública para os turistas. A medida de segurança é por causa da alta concentração de fumaça em algumas regiões do Parque.

A Chapada dos Veadeiros é muito freqüentada por moradores do Distrito Federal. Em feriados e fins de semana prolongados como este, muita gente sai de Brasília e de outras cidades próximas para descansar no local. Por conta do incêndio e da fumaça, em vez de 450 pessoas, apenas 250 poderão entrar no Parque. Nesta manhã, cerca de 600 pessoas esperavam para passear no local.

Área particular

Uma área particular que faz divisa com o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros também foi atingida pelo fogo. No portal da chapada, as chamas destruíram três prédios de madeira e palha, onde funcionavam a recepção, a lanchonete e os banheiros de camping.

Os funcionários, turistas e moradores da região que estavam no local conseguiram impedir que o fogo atingisse os 14 chalés, a 400 m do ponto de incêndio. Naquele lugar, o fogo começou na quinta-feira (6) e foi controlado no fim do dia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]