• Carregando...
 | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
 |

Pinga-fogo

Antonio Cruz/ABr

"O [prefeito de São Paulo] Gilberto Kassab fundou o PSD e não tirou um nome nacional do PSDB. A condução errada do partido no estado pode nos fazer sentir a primeira perda, que seria a do Gustavo Fruet."

Alvaro Dias, senador (PSDB-PR), criticando a condução das negociações visando a eleição municipal de 2012

Um projeto polêmico será votado pela Câmara de Curitiba na próxima terça-feira. A ideia do vereador Jair Cezar (PSDB, foto) é que a prefeitura ofereça auxílio-funeral gratuitamente a pessoas que se comprometam em vida a doar os seus órgãos. De acordo com o projeto de lei, o auxílio será concedido desde que os familiares confirmem a doação em tempo hábil para sua efetivação e comprovem a retirada dos órgãos ou tecidos por laudo médico. Jair Cezar diz que a aprovação da lei é necessária para incentivar as pessoas a se tornar doadoras. Pela proposta do vereador, os hospitais e postos de saúde do município também seriam obrigados a colar cartazes explicando as regras do auxílio. Caso seja aprovado na Câmara, o projeto vai para sanção do prefeito e ainda precisaria de uma regulamentação do Executivo para passar a valer.

Conversa afiada

Francisco Garcez, vereador de Curitiba pelo PSDB

O senhor apresentou uma proposta para impedir que se implantem chips nos curitibanos. Por quê?

Primeiramente para que nós possamos preservar a liberdade individual. Eu não gostaria de ter um chip implantado em mim, por exemplo, para saber aonde eu vou, o que eu faço e o que eu não faço.

Mas existe alguém com essa intenção?

Já existem ações concretas em alguns estados e cidades do país.

O senhor espera que o projeto seja aprovado?

Passa a tramitar agora. Eu tenho a expectativa de que passe, porque não vejo nada que impeça, nenhuma inconstitucionalidade. Ele apenas garante ao curitibano esse direito de não ter que se submeter a esse processo de ser chipado ou alguma coisa similar.

Isso não pode ser visto como uma teoria da conspiração?

Não é nenhuma teoria da conspiração, não. Se alguém falasse tempos atrás que existiria telefone celular e computador iam achar que era um louco. Nós estamos evoluindo muito e isso é uma realidade. Só estamos garantindo que aqui isso não vai acontecer.

Scalco de bem

Amigo do peito de José Richa, Euclides Scalco (foto) chegou a ter uma turbulência no relacionamento com o governador Beto Richa. No entanto, não parece ter sido nada que afete o respeito pelo filho do correligionário. Scalco diz estar acompanhando o início do governo de Beto. "Está enfrentando algumas dificuldades pelo estado em que pegou o governo", disse. "Mas ele tem todas as condições para superar isso", afirmou.

Qual utilidade?

A Assembleia divulgou a sua pauta de discussões para amanhã. São oito projetos. E todos eles tratam da mesma coisa: declarar instituição como sendo "de utilidade pública". Nenhum outro tema. O que revela, no mínimo, uma fragilidade dos deputados na discussão dos interesses do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]