• Carregando...

O candidato a governador, Osmar Dias (PDT) escolheu Antônio Poloni para ser o coordenador-geral de campanha. Poloni deixou o cargo de secretário do Planejamento de Beto Richa (PDT) nesta semana para se dedicar à função.

Estruturando – O comitê central de Osmar Dias, na Avenida Nossa Senhora da Luz, em Curitiba, ainda está sendo montado e será inaugurado esta semana. O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Luiz Sorvos, será o coordenador da campanha no interior, junto aos prefeitos.

Escorregão – Luiz Sorvos quase criou um imbróglio na disputa ao governo do estado. Ele, que é prefeito de Nova Olímpia pelo PDT e um dos coordenadores da campanha de Osmar Dias, fez ontem vários elogios ao candidato Rubens Bueno (PPS). Eles se encontraram na Segunda Missão Técnica sobre Reciclagem de Lixo e Manejo de Resíduos Sólidos, evento promovido pela AMP. Sorvos declarou que Rubens é "qualificado" para o cargo de governador. Mas isso foi apenas um gesto cortês, explicou depois.

Prefeitos – A AMP parece ser mesmo o cabo eleitoral dos sonhos de todos os políticos. Ana Lúcia Pires, candidata do PRTB ao governo estadual, participou ontem de reunião na instituição. Ela se encontrou com lideranças femininas do Movimento Suprapartidário de Mulheres.

Ligeiro – Enquanto os candidatos percorrem o interior atrás de apoio, Roberto Requião (PMDB) saiu na frente. Segundo o PMDB, 196 prefeitos assinaram um manifesto de apoio à reeleição do governador. Em apenas uma semana, Requião já esteve com todos esses administradores municipais. Nesta semana, espera encontrar outros 100.

Mistura – Rubens Bueno (PPS) almoçou no domingo, na festa do Boi no Rolete, em Marechal Cândido Rondon, com o senador Alvaro Dias (PSDB) e o prefeito Edson Wasen (PFL). Minutos depois, Roberto Requião chegou à festa. Não cumprimentou os adversário políticos e escolheu uma mesa distante.

Conflito – A família Wandscheer, de Fazenda Rio Grande, está dividida. Enquanto o filho Alisson, candidato a deputado estadual, defende a candidatura de Rubens Bueno com unhas e dentes, o pai e prefeito Toninho (PPS) apóia a reeleição do atual governador porque teme retaliações ao município.

Avaliação – Os candidatos pelo PV vão passar por uma avaliação no início de agosto, pela executiva nacional. O intuito é saber quem tem chances reais de vencer a eleição e como o partido poderá ultrapassar a cláusula de barreira.

Reserva de mercado – Vereadores candidatos a deputado estadual da base aliada do prefeito estão revoltados com a Secretaria Municipal da Saúde. Eles estão sendo barrados na porta do órgão quando o assunto é eleição. A alegação é que a Saúde já tem candidato: o ex-secretário Micheli Caputo.

Prefeituras – O candidato a vice-governador na chapa com Flávio Arns, Vítor Hugo Burko (PL) terá um papel estratégico na coordenação de campanha ao governo e também de Lula no Paraná. Vai fazer a ponte com os prefeitos. Ex-prefeito de Guarapuava, Burko tem bons contatos.

Santinhos – Para não ficar com material parado para ser impresso na gráfica, o vereador Rui Hara (PSDB), candidato a deputado federal, fez uma consulta ao TRE que confirmou que o nome da coligação deve ser impressa nas peças de campanha, mesmo que o tribunal não homologue a aliança PMDB–PSDB. Os santinhos e adesivos estão sendo confeccionados com o nome da coligação, para desgosto do vereador, que é contra.

Campanha – Dois candidatos ao governo do Estado concentram suas forças hoje na região metropolitana de Curitiba. Luiz Felipe Bergmann, do PSOL, visita Piraquara, Itaperuçu e São José dos Pinhais. Rubens Bueno estará em Colombo, onde almoça com funcionários de uma fábrica e depois se reúne com empresários na associação comercial da cidade.

Cancelamento – A candidata à presidência pelo PSol, Heloísa Helena, cancelou a viagem para Curitiba e Londrina, programada para amanhã, para visitar um familiar de Maceió que está com problemas de saúde. Ela deve vir ao Paraná somente em agosto.

Pinga-fogo

* O TRE negou ontem recurso dos candidatos Mauro Moraes (PMDB), Iris e Carlos Simões (PTB) e Geraldo Cartário (PMDB) por propaganda antecipada

* Eles podem recorrer ao TSE

* O candidato a deputado estadual Algaci Túlio (PMDB) fez dobradinha com o o candidato a deputado federal Luiz Carlos Setim (PFL) e inaugurou ontem um comitê em Pontal do Paraná para divulgar o que chama de "parceria municipalista"

* Outro comitê no Boqueirão já está funcionando

* Algaci foi duas vezes vice-prefeito de Curitiba, e Setim, oito anos prefeito de São José dos Pinhais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]