• Carregando...

Os deputados do PSDB e do PFL ficaram em polvorosa ontem ao serem informados que um tucano do Paraná teria sugerido à direção nacional do PSDB que a melhor alternativa para o partido seria uma aliança com o PMDB do governador Roberto Requião. O que aumentou a revolta dos parlamentares é de que a proposta partiu justamente de quem deveria ser um dos principais cabos-eleitorais do senador Osmar Dias (PDT).

Prazo – O vice-presidente estadual do PDT, Augustinho Zucchi, participou ontem de quatro manifestações de agricultores no Sudoeste – em Pato Branco, Coronel Vivida, Chopinzinho e Realeza. Os protestos foram pacíficos, mas a intenção dos produtores é promover uma paralisação por tempo indeterminado se não forem atendidas as reivindicações do setor. "Eles vão esperar uma semana por uma resposta do governo", disse.

Promessa – O governador Roberto Requião (PMDB) aproveitou a sessão especial na Assembléia Legislativa, ontem à tarde, para sancionar o novo salário mínimo e, nas entrelinhas, apresentar uma de suas propostas de campanha. Prometeu reajustar o piso regional todos os anos, sempre no dia 1.° de maio.

Resposta – Enquanto isso, o pré-candidato a governador, Rubens Bueno (PPS), discursava em Campo Mourão para cerca de 10 mil agricultores que participavam de um protesto. Não perdeu a chance para reforçar que está em campanha e criticar o principal adversário. "Um governador que não conhece nem semente de mamona não tem a mínima condição de desenvolver um projeto para o setor produtivo do Paraná", disse.

Reação – A crítica de Rubens Bueno também foi uma resposta à denúncia feita pelo governador de que um escritório estaria assediando prefeitos para transferir seus fundos de previdência para um banco e prometendo uma comissão extra-oficial de 8% sobre o valor aplicado. O prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck (PMDB), diz que o escritório seria comandado pelo filho de Bueno.

Defesa – Em comunicado à imprensa, Rubens Bueno afirmou que o "ataque desesperado do governador tem o propósito claro de desviar a atenção do que realmente interessa na eleição deste ano, que é o julgamento popular de uma administração inconseqüente e desastrosa, patrocinadora do atraso e razão de vergonha para a família paranaense". Rubens negou as acusações e disse que, quando assumiu a prefeitura de Campo Mourão, em 1993, já encontrou a previdência municipal com "irregularidades extremamente graves".

Violência – O vereador Tico Kuzma (PPS), que participa do grupo "Basta de Violência – Queremos mais segurança no Paraná", está aderindo à rede nacional "Luta Sim, Luto Não". A rede é formada por entidades que representam parentes e amigos das vítimas da criminalidade e está programando uma mobilização e manifestação, em várias cidades brasileiras, para o dia 28 de maio.

Protesto – A Associação dos Municípios do Paraná estima que pelo menos 70% das 399 prefeituras do Paraná fecharam as portas e decretaram ponto facultativo em apoio ao protesto promovido ontem pelos agricultores. Os produtores protestam contra o descaso do governo com o setor, pedem maior prazo para o parcelamento das suas dívidas e também a redução dos juros cobrados pelos bancos.

Definição – Os vereadores curitibanos do PSDB, depois que ficaram sabendo da decisão do PDT de lançar Cristovam Buarque para candidato a presidente, pediram ao presidente estadual do partido, Valdir Rossoni, que defina o nome do candidato dos tucanos ao governo do Paraná entre Gustavo Fruet e Álvaro Dias. A candidatura própria do PDT impediria a coligação do PSDB do Paraná no apoio ao pedetista Osmar Dias.

Ação – As entidades patronais Fiep, Faep e ACP devem divulgar nos próximos dias os pareceres jurídicos sobre a lei que cria o salário mínimo regional. Os advogados dessas entidades estavam esperando a sanção do projeto aprovado para verificar se há modificações e estudar caminhos para questionar o salário regional na Justiça.

Pinga-fogo

* Um empresário ligado à Federação dos Agricultores do Estado do Paraná (Faep) fez um lembrete ontem aos deputados estaduais que atenderam ao apelo dos trabalhadores e aprovaram, por unanimidade, o salário mínimo regional

* Ele lembrou que, além de votar, os empresários – que se manifestaram contra o piso estadual – são os responsáveis pelo financiamento de campanhas

* A vereadora Nely Almeida (PSDB) continua em campanha para disputar as prévias do senado pelo partido

* Segundo a vereadora, a indefinição da candidatura de Alvaro Dias está atrapalhando o processo

* Partidos como o PT e o PL já escolheram seus pré-candidatos, enquanto o PSDB aguarda a definição do quadro político.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]