• Carregando...

A descoberta de que o militante do Movimento dos Sem-Terra (MST) Valmir Mota de Oliveira, morto no último dia 21 durante confronto com seguranças da Fazenda Syngenta, em Santa Tereza do Oeste, era funcionário da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), levou o partido Democratas (DEM) a pedir informações a órgãos federais sobre as atividades da Funpar.

Requerimentos – Ontem, o DEM, por meio do deputado federal paranaense Eduardo Sciarra, conseguiu aprovar, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal, requerimentos solicitando informações sobre a Funpar aos ministérios da Educação, do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A intenção dos parlamentares é saber como foram firmados e como estão os convênios da Funpar no período de janeiro de 2003 a outubro deste ano.

Lerner–Gore – O ex-governador Jaime Lerner foi destaque na capa do jornal espanhol El País, edição internacional, de ontem. Em uma entrevista estilo pingue-pongue, Lerner falou sobre as soluções para combater os congestionamentos e disse que "não podemos deixar que o carro mande". Ele foi chamado de "Al Gore do urbanismo" pelo jornal. A entrevista foi concedida em Madri.

Sabatina – O promotor de Justiça da Saúde Pública de Ponta Grossa, Fuad Faraj, vai ser ouvido pela Comissão de Saúde da Assembléia na próxima quarta-feira, às 10 horas. Faraj é um dos maiores críticos do governo pela falta de investimentos no setor (ele chegou a defender a prisão do ex-secretário de Saúde Claudio Xavier). Segundo o presidente da comissão, Ney Leprevost (PP), se o representante do governo quiser ser ouvido também pode comparecer no mesmo dia. "As portas estão abertas."

Leve – Os deputados estaduais começaram ontem a emendar o feriadão de Finados e só voltam ao trabalho na segunda-feira. A sessão que acontece às quintas-feiras pela manhã foi antecipada para ontem. Mas nenhum projeto de destaque foi votado. Durante os três dias de sessões nesta semana, a maioria dos projetos aprovados foram declarações de utilidade pública.

Cargos – A criação do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e de uma Companhia Independente Portuária, que vai realizar o policiamento nos portos de Paranaguá e Antonina, foi aprovada ontem pela Comissão de Finanças da Assembléia. Serão criados 200 novos cargos para o Batalhão e 90 para a segurança do porto. Os dois projetos serão votados pelo plenário na próxima semana.

Bom menino – Na audiência pública do prefeito Beto Richa (PSDB) ocorrida ontem no bairro Fazendinha, os vereadores de Curitiba compareceram em massa dando apoio ao tucano. As exceções ficaram por conta dos petistas, que são adversários do prefeito. A bajulação a Richa era tanta que o vereador Mestre Déa (PRTB) exibia uma camisa com os seguintes dizeres: "O menino é bom, batam palmas para ele". E acima aparecia o nome Beto sob um capacete de operário.

Invasão – O prefeito Beto Richa (PSDB) teve de administrar ontem um conflito provocado por seus adversários políticos. Durante audiência na Fazendinha, um grupo de manifestantes contrários ao prefeito tentou invadir o local e atrapalhar o encontro. Eles distribuíam panfletos contra a administração municipal. Richa conversou com o grupo e conseguiu fazer com que parasse com a manifestação, que estava começando a virar confusão.

* * * * *

"A polícia tem de agir para inibir as invasões. Se a polícia cumprisse a parte dela, isso não teria acontecido."

Elio Rusch (DEM), vice-líder da oposição, acusando o governador Roberto Requião (PMDB) de "tomar partido" na invasão da Fazenda Syngenta, que resultou na morte de um sem-terra que era funcionário da Funpar e de um segurança.

* * * * *

Pinga-Fogo

O deputado estadual Waldyr Pugliesi, líder do PMDB na Assembléia Legislativa, rebateu as críticas do deputado Ney Leprevost ao presidente Hugo Chávez, que citou reportagem de revista de circulação nacional sobre os possíveis "riscos" que o Paraná e o Brasil estariam correndo ao firmar acordos de integração com a nação venezuelana.

••• "O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é um exemplo de resistência ao domínio norte-americano que deve ser seguido por todos os povos da América do Sul", disse Pugliesi.

••• O ex-diretor Financeiro da Urbs Ricardo Smijtink, que saiu da empresa depois da abertura de uma sindicância envolvendo o nome dele, vai ser o novo diretor da Universidade Livre do Meio Ambiente. Ele é funcionário concursado da Secretaria do Meio Ambiente. A Urbs ainda não finalizou a sindicância.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]