• Carregando...
Carlos Lupi, ministro do trabalho | Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Carlos Lupi, ministro do trabalho| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

Inimigo dos tucanos

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, foi escolhido ontem na convenção do PDT paulista para ser o candidato do partido à Presidência da República em 2010. Ele, no entanto, descartou a possibilidade de participar da disputa e disse que continuará defendendo uma candidatura da base do governo Lula contra os governadores tucanos José Serra (São Paulo) ou Aécio Neves (Minas Gerais). Amanhã, os pedetistas discutirão o cenário eleito­­ral em jantar com a ministra Dilma Rousseff. Já o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) continua candidatíssimo. Ontem, ao explicar a mudança do seu domicílio eleitoral para São Paulo, ele afirmou que precisa aprofundar relações com o estado mais importante do país.

* * * * *

Em pauta

Cartórios em destaque no Legislativo

Adiada na terça-feira passada por falta de quorum, a votação da PEC dos Cartórios é a principal discussão desta semana na Câmara Federal. A proposta oficializa a titularidade dos cartorários que ocuparam o cargo ou que foram removidos para cartórios de outras cidades sem a realização de concurso público – o que é exigido pela Constituição Federal, desde 1988. Já na Assembleia paranaense, segue a polêmica em torno do reajuste de 50,5% nas custas das serventias extrajudiciais. Ainda em tramitação na CCJ, a matéria deve voltar a dominar as conversas no plenário.

Esquecimento... ou de propósito?

No primeiro boletim enviado pelo senador Flávio Arns após se filiar ao PSDB na semana passada, o ex-petista cometeu uma gafe. No cabeçalho, o símbolo tucano é destaque para o retorno à legenda – da qual Arns havia se desligado em 2001, rumo ao PT. Mas, no rodapé, o texto continuou o mesmo dos últimos anos: "Arns, senador pelo PT".

Índios de olho nas urnas

Divididos em 220 etnias e falan­­do 180 línguas, os índios brasilei­­ros se organizam para aumentar a represen­­­tação política nas eleições de 2010. A ideia é eleger ao menos cinco deputa­­dos federais e uma bancada forte nas Assembleias de 19 estados onde estão mais orga­­nizados. Apesar da prefe­­­rên­­cia pelo PV, eles não descar­­­tam optar por outro parti­­do que ofereça melhores possibi­­li­­­­da­­des de vitória. O assunto será debatido em aldeias de todo o país até março do ano que vem.

Copa x Olimpíada

A viagem do ministro dos Esportes, Orlando Silva, à Dinamarca, onde acompanhou o anúncio da cidade do Rio de Janeiro como sede da Olimpíada de 2016, causou o adiamento do IV Fórum Legislativo das Cidades-sedes da Copa do Mundo, que aconteceria hoje na Assembleia do Paraná. O evento, que discutirá estratégias para a realização da Copa 2014, ainda não tem nova data definida.

* * * * *

Livre para amar

A ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, parece estar de bem com a vida após se curar de um câncer nos gânglios linfáticos. Em longa entrevista ao jornal O Globo , Dilma falou sobre tudo – música, literatura, novelas –, menos de política. A ministra, no entanto, lamentou o fato de estar sozinha, sem namorado. "Acho que (a paixão) é o único jeito de se fazer bem uma coisa. A paixão faz com que você saia de dentro de si."

* * * * *

Pinga-fogo

"O importante é que o Brasil não quer mais ser tratado com uma coisa insignificante. É o último a sentar à mesa, é o último a comer. Nós queremos ser os primeiros."

Do presidente Lula (PT), ao comentar a escolha do Rio de Janeiro como cidade-sede da Olimpíada de 2016. Segundo ele, que confessou se beliscar de vez quando para saber se a vitória foi realmente verdade, seria uma injustiça se o Rio fosse derrotado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]