• Carregando...

O deputado federal André Zacharow (PMDB) resolveu inovar na comunicação com seus eleitores. Ele está distribuindo um DVD com reflexões sobre o atual momento da vida política nacional, utilizando a palavra bíblica. O deputado utiliza a sabedoria do sermão proferido pelo pastor Paschoal Piragine Júnior, da Primeira Igreja Batista de Curitiba, para fazer análise da conjuntura.

Tática – O senador Osmar Dias está começando a pensar em conversar com o PT e o PMDB. Também admite que um acordo com o PSDB, PFL e o PSB está cada vez mais difícil e por isso busca alinhavar novas alianças.

Freio – O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB), sub-relator de movimentações financeiras da CPI dos Correios, está cauteloso depois do surgimento de uma nova lista de 47 pessoas que podem estar envolvidas com o esquema do valerioduto. O código de silêncio será quebrado "até o dia 15 de janeiro e após o fim do cruzamento de dados", diz Fruet.

Bagatela – Fruet afirma que a nova linha de investigação tem números do tamanho do escândalo. "São mais de 6 milhões de transações financeiras e 15 milhões de movimentações telefônicas apuradas com as quebras de sigilo pedidas pela comissão", argumenta. Os deputados investigam operações realizadas entre 2000 e 2004.

Facilidades – Londrina é a primeira cidade do interior do Brasil a receber uma verba de R$ 2,7 milhões para desenvolver um programa de inserção do Consórcio Social da Juventude. A influência do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, ajudou para a cidade ser a escolhida. Bernardo fez questão de comunicar a novidade ao prefeito em exercício, Luís Fernando Dias.

Retranca – Por outro lado, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, viu nesta semana a ministra da Casa Cívil, Dilma Rousseff suspender emendas que beneficiariam a cidade de Londrina, berço político do petista.

Truco – Se depender do deputado estadual Durval Amaral, o PFL vai mesmo de Osmar Dias nas eleições de 2006, independentemente da queda ou não da verticalização. A mesma opinião tem o deputado federal Abelardo Lupion. Já líderes como Alceni Guerra, Fábio Camargo, Luciano Pizzato e Cassio Taniguchi apostam na candidatura própria para não dispersar o grupo político.

Família – O Ministério Público recomendou às prefeituras e câmaras de Santa Fé, Iguaraçu, Munhoz de Mello, Flórida, Ângulo e Astorga para coibir a prática do nepotismo nos poderes Executivo e Legislativo. A Promotoria de Justiça de Astorga estabeleceu prazo de 60 dias para que parentes de até terceiro grau de prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores sejam exonerados dos cargos de comissão.

Cooperação – O governo federal propôs a prorrogação da linha especial do FAT-Giro Rural, destinada aos produtores rurais e cooperativas. A linha de crédito é destinada para refinanciamento das dívidas com os fabricantes de insumos.

Estacionado – O tucano Mário Celso Cunha, um dos defensores da candidatura própria no PSDB, afirma que somente a partir de março o quadro político paranaense irá clarear. "No momento há muitas nuvens escuras, dificultando o aparecimento de candidaturas. Agora só existe na disputa o atual governador Roberto Requião (PMDB) e Rubens Bueno (PPS). Os demais ainda não se apresentaram como tal", analisa Mário Celso.

História – O diretor da Itaipu, Edésio Passos, foi um dos convidados do jantar na quarta-feira, promovido pelo governador Roberto Requião com lideranças históricas de movimentos populares. Segundo Edésio, o movimento popular no Paraná teve seu auge na época da resistência à ditadura militar, da qual o governador Roberto Requião participou, assim como ele, como advogado de movimentos populares.

Prédio – O governo do estado espera poder entregar as obras do prédio inacabado do Tribunal de Justiça, na Praça Nossa Senhora da Salete, na metade de 2006. O prédio vai abrigar secretarias de estado, que hoje funcionam no bairro Santa Cândida.

Pinga-fogo

* O vereador Pastor Gilso de Freitas (PL) quer aumentar a comunicação com os eleitores

* Ele lançou um endereço eletrônico, www.pastorgilso.com.br, para receber sugestões dos curitibanos sobre seu mandato

* O PPS nacional já fez as contas para continuar crescendo no futuro.

* Precisa cinco milhões de votos em 2006 para garantir tempo de televisão, fundo partidário e espaço institucional garantido no parlamento nos anos seguintes.

* Em 2002, o partido fez 2.682.487 votos em todo o país.

* Para o Paraná, o PPS nacional espera eleger quatro deputados federais.

* O deputado federal Roberto Freire é candidato à Presidência da República e está tentando buscar alianças com outros partidos.

* Apesar do recesso parlamentar da Câmara de Curitiba, o vereador Luís Ernesto (PSDB) está trabalhando na finalização da lei que termina com os projetos autorizativos na casa legislativa.

* O vereador Fábio Camargo (PFL) diz que se unirá à vereadora Nely Almeida (PSDB) para apresentar um projeto que derrube o limite de mil metros de distância entre postos de combustíveis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]