Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação

Inscrições para o Enem batem recorde este ano

Exigência de teste para concorrer ao ProUni aumenta a participação de adultos

Rio (Folhapress) – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá um recorde de participantes neste ano. Pelo menos 3 milhões de estudantes se inscreveram para a avaliação, prevista para o dia 28 de agosto. A informação foi divulgada ontem pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela prova, Eliezer Pacheco (foto).

Segundo ele, o número total de inscritos ainda não foi calculado, porque as fichas de inscrição ainda estão sendo digitalizadas, mas deve ultrapassar os 3,5 milhões, superando o último recorde, de quase 1,9 milhão de inscritos registrados no Enem de 2003.

Pacheco acredita que o grande número de inscritos deve-se ao fato de o Enem ser obrigatório para os alunos que desejam participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), criado pelo Ministério da Educação, que prevê a concessão de bolsas em instituições de ensino superior particulares.

"O número de inscrições oscilará entre os 3,5 milhões e os 4 milhões, porque acorreram ao Enem não só os concluintes ou aqueles que haviam cursado o segundo grau recentemente, mas toda aquela demanda reprimida ao curso superior do Brasil. Temos no país hoje em torno de 5 milhões de adultos que têm o segundo grau, mas não estão cursando o nível superior", disse Pacheco. O Enem foi criado em 1998, com o objetivo de ser um instrumento de auto-avaliação para o aluno que está concluindo ou que já concluiu o ensino médio.

Além disso, o exame é usado como uma alternativa ao vestibular em diversas instituições de ensino superior brasileiro. Agora, a prova também é a porta de entrada para o Programa Universidade para Todos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.