• Carregando...
Fernando Cavendish levou a Delta ao topo entre as empreiteiras com contratos com a União | Eduardo Knapp/Folhapress
Fernando Cavendish levou a Delta ao topo entre as empreiteiras com contratos com a União| Foto: Eduardo Knapp/Folhapress

O deputado federal Maurício Quintella Lessa (PR-AL) admitiu pelo Twitter nesta sexta-feira (15) que encontrou com o dono da Delta Construções Fernando Cavendish em Paris. Na quinta-feira, durante sessão administrativa da CPI do Cachoeira, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) denunciou a existência de uma "tropa do cheque" para proteger a Delta nas investigações e pediu à comissão que investigasse o encontro de parlamentares que integram a comissão com Cavendish em Paris, na Semana Santa. Também nesta sexta-feira, o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias, disse que os integrantes que se reuniram com o dono da Delta devem pedir para sair.

Na Semana Santa, dois membros da CPI, Ciro Nogueira e Maurício Quintella, e outro deputado, Eduardo da Fonte (PP-PE), estiveram com Cavendish em um restaurante de uma área nobre da capital francesa. "Almocei com o Ciro Nogueira, outro parlamentares e suas esposas a luz do dia em local público e muito frequentado por Brasileiros", disse Quintella pelo microblog, ressaltando em outro post que: "O Senador Ciro Nogueira que é amigo do Sr.Kavendish (sic) o encontrou e cumprimentou. Ponto!!!".

Ainda pelo Twitter, o deputado declarou que é a favor da convocação do ex-dono da Delta na CPMI do Cachoeira, e que, inclusive, afirma que o requerimento de convocação teria sido de sua autoria. "Votei favorável a Quebra de Sigilo da DELTA NACIONAL (...) Minha postura na CPMI tem sido firme e independente em relação a qualquer investigado", escreveu no microblog.

Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira, Quintella disse que não esteve na sessão da CPI de quinta-feira por estar participando, com o governador do Alagoas, Teotônio Vilela, e a bancada alagoana, do lançamento do Programa de Redução da Criminalidade Violenta, no Ministério da Justiça.

Na quinta, o senador Ciro Nogueira confirmou ao jornal O Globo o encontro com Cavendish, mas disse que foi casual. "Conheço Cavendish, tenho relação com ele há uns cinco anos. Mas nada que envolva doação de campanha. (Em Paris) Nós só o cumprimentamos. Foi um encontro totalmente casual".

A reportagem telefonou para o gabinete do deputado Eduardo da Fonte, mas sua assessoria informou que ele estava voando para Pernambuco e que não seria possível localizá-lo.

Denúncia

O encontro em Paris ocorreu na volta dos três parlamentares da 126ª Assembleia Geral da União Interparlamentar, realizada entre 30 de março e 5 de abril, em Kampala, Uganda. Hugo Napoleão (PSD-PI), Átila Lins (PSD-AM) e Alexandre Santos (PMDB-RJ) também integravam a comitiva para a África. A viagem foi uma missão oficial e cada um dos parlamentares recebeu US$ 350 de diária, para cinco dias, num total de US$ 1.750 cada. O dinheiro serve para refeições e pagamento de hotel. A despesa aérea, em classe executiva, foi paga à parte pelo Congresso.

Depois da Assembleia, Ciro Nogueira, Maurício Lessa e Eduardo da Fonte voaram para Paris para passar a Semana Santa. As mulheres já os aguardavam lá. À época, a CPI não havia sido criada, mas o escândalo envolvendo o bicheiro Carlinhos Cachoeira e a Delta já tinha vindo à tona.

Nogueira disse que o restaurante ficava na Avenue Montaigne. Essa avenida, junto com a Champs Elysées e a George V, é um dos endereços mais chiques - e caros - de Paris, conhecidos como Triangle D'Or (Triângulo de Ouro). Embora a Champs Elysées seja mais conhecida dos turistas, é na Montaigne que estão as lojas e restaurantes mais exclusivos.

Segundo Nogueira, os três parlamentares e as mulheres apenas cumprimentaram Cavendish, que, recorda o senador, estava com uma namorada nova, "muito bonita". Ciro Nogueira confirmou a amizade com o ex-presidente da Delta. Em 12 de dezembro de 2009, ele postou no Twitter: "hoje vou ao casamento do meu amigo Fernando Cavendish".

A Delta Construções negou na quinta-feira qualquer pagamento a parlamentares no Congresso, bem como eventual encontro de parlamentares com Cavendish "em qualquer lugar que seja". Outra viagem de Cavendish a Paris já causou polêmica: a que ele apareceu em fotos num jantar ao lado do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e secretários do governo do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]