Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas políticas

Inversão

Alvaro Dias diz que vem sendo convidado por várias legendas. "Fiquei honrado com isso, mas não cogitei em nenhum momento sair do partido." Para o senador, com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de que o mandato pertence ao partido, essas especulações acabam.

Sem mudança – O PMDB de Curitiba realizou no sábado uma reunião no Braz Hotel que definiu chapa única – "Curitiba é Requião" – para a convenção municipal, marcada para o dia 25 de novembro. O atual presidente municipal do partido, Doático Santos, deverá ser reconduzido à presidência. Nas outras vagas da chapa ficaram o deputado federal Rodrigo Rocha Loures (1.º vice), o deputado estadual Mauro Moraes (2.º vice) e o deputado federal Max Rosenmann (3.º vice).

Agora é – O presidente da Cohapar, Rafael Greca, até agora não tinha se posicionado oficialmente como pré-candidato à prefeitura de Curitiba – embora em maio tenha dito que, se fosse para defender a Praça do Batel, iria concorrer. Neste fim de semana, ele admitiu que pretende pleitear a vaga de candidato peemedebista.

Reconduzido – A convenção estadual do PSDB reconduziu o deputado Valdir Rossoni à presidência da legenda no Paraná. O prefeito Beto Richa ficou na 1.ª vice-presidência e o deputado federal Gustavo Fruet, na 2.ª vice. A chapa única foi aprovada pelos 455 delegados presentes na convençao, realizada ontem, em Curitiba. Para Rossoni, o resultado significou o fim da divisão interna da legenda. "Depois do trauma da divisão do partido, nas eleições para o governo do estado, conseguimos compor um acordo. O nosso dever é preparar o partido para as eleições em 2008."

Sobre o futuro – Mas o candidato dos tucanos para 2010 continua uma incógnita. Questionado se o partido lançaria o prefeito Beto Richa ou apoiaria Osmar Dias para o governo, Rossoni saiu pela tangente e afirmou que isso será decidido pelas circunstâncias. Segundo ele, há quatro nomes fortes: o prefeito Beto Richa (PSDB), o senador Alvaro Dias (PSDB), o deputado Gustavo Fruet (PSDB) e o senador Osmar Dias (PDT).

Oposição – Os delegados aprovaram na convenção tucana uma resolução que reafirmou a condição de oposição ao governador Roberto Requião (PMDB). Segundo Rossoni, o documento defende também candidaturas próprias nas eleições municipais em 2008, além de proibir aos filiados que ocupem qualquer função no governo estadual e federal, sem a permissão expressa do partido.

Vídeo – O prefeito Beto Richa não participou ontem da convenção estadual do PSDB. Segundo informou sua assessoria, o prefeito foi a São Paulo para uma reunião com empresários que podem vir a instalar indústrias em Curitiba.

Vida própria – O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) avaliou que a aclamação da chapa única na convenção tucana deve ser encarada como um marco inicial para o projeto para 2010 no estado e no país. "Todos os discursos na convenção foram sobre a unidade do partido e a necessidade de fortalecer a vida partidária." Segundo Fruet, a decisão do STF pela fidelidade partidária vai oxigenar os partidos. "Essa decisão do Supremo pode representar mudança de costumes políticos, de ter vida partidária."

Olho – A convenção estadual tucana contou com a presença do senador Osmar Dias (PDT) e dos deputados pedetistas Agustinho Zucchi, Luiz Carlos Martins, todos de olho na vaga de vice na disputa da prefeitura de Curitiba no próximo ano. A presença no encontro foi justificada por Osmar como uma demonstração da vontade de manter a aliança do ano passado para 2008, tanto em Curitiba quanto em outros municípios. Outros políticos presentes foram o deputado federal Eduardo Sciarra, representando os Democratas e o presidente municipal do PP, Alberto Klaus.

***

"Recebi convite de muita gente do PMDB, que é o partido mais forte no estado, em função de um projeto de poder estadual. Mas não tenho a intenção de mudar de partido."

Alvaro Dias (PSDB), senador, comentando os boatos de que estaria pensando em deixar o ninho tucano em busca de uma legenda que o alçasse à condição de candidato ao governo do estado, em 2010.

***

Pinga-Fogo

O Democratas realizou neste fim de semana convenções municipais em 80% dos 370 municípios em que o partido tem comissões provisórias no estado

••• Em Curitiba, a convenção elegeu como presidente do DEM municipal o deputado estadual Osmar Bertoldi, que já está pensando nas eleições do ano que vem: "Devemos eleger entre seis e sete vereadores. Somos um dos poucos partidos com um número excelente de mulheres e homens candidatos"

••• O deputado estadual Marcelo Rangel (PPS), presidente da Comissão de Obras Públicas da Assembléia, vai reapresentar hoje um pedido de convocação do presidente do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), Carlos Kruger Passos, para depor

••• O IBQP é acusado de ter recebido R$ 19,6 milhões irregularmente do governo estadual para fiscalizar obras em rodovias. O instituto nega as acusações.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.